Pular para o conteúdo principal

Governo firma parceria entre ministérios e empresas aéreas para transporte de órgãos e tecidos

Brasília, 05/12/2013 – Com o objetivo de reduzir distâncias e desigualdades regionais no que diz respeito ao transporte de órgãos e tecidos no país e diminuir o tempo de traslado desse tipo de material, o Ministério da Saúde lançou importante incentivo para o setor. Acordo firmado ontem (04) à noite, em Brasília (DF), entre a pasta, a Aeronáutica e empresas aéreas, além de outras instituições, vai priorizar os pousos e decolagens de voos contendo órgãos, bem como disponibilizar o maior número possível de aeronaves para o transporte. Segundo o coordenador-geral do Sistema Nacional de transplantes, Heder Murari Borba, no ano de 2013 mais de sete mil transplantes de órgãos sólidos, como rim e fígado, foram realizados no país e R$ 1,4 bilhão foi investido na área no mesmo período.
Borba afirmou, também, que nos últimos três anos houve redução de 36% na lista de espera por uma doação. “O Brasil possui o maior sistema público de transplantes do mundo. Cerca de 97% das intervenções cirúrgicas desta natureza são realizadas pelo SUS [Sistema único de Saúde]”,completou o coordenador-geral. Heder Borba explicou, ainda, que a agilidade no transporte de órgãos é fundamental para a realização de um transplante, tendo em vista que coração e pulmão, por exemplo, devem ser deslocados no tempo máximo de quatro e seis horas, respectivamente. “Em 2013, foram utilizados 5.102 voos para o traslado desse material”, acrescentou. Para ele, o acordo representa “grande bem para o povo”. 

Força Aérea Brasileira (FAB)
Responsável pelos voos de toda a região central do Brasil, o comandante do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), brigadeiro Carlos Minelli de Sá, assinou o termo de cooperação e garantiu a participação das Forças Armadas na iniciativa.“Uma de nossas missões é preservar vidas. Podem ter a certeza de que a FAB trabalhará com agilidade e alto grau de segurança no transporte desses órgãos. Este é o primeiro passo para que outros acordos sejam firmados e mais vidas sejam salvas”, disse o brigadeiro.

Sobre isso, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a competência da Força Aérea Brasileira em ações que envolvem complexidade,como foi o caso da remoção das vítimas do incêndio da boate Kiss, em Santa Maria (RS). Padilha lembrou, ainda, do apoio que a FAB prestou no transporte dos profissionais da saúde envolvidos no “Programa Mais Médicos”, do governo federal.
De acordo com o ministro, já a partir da próxima semana, oito profissionais da área estarão atuando 24 horas no Centro de Controle do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. O objetivo é auxiliar os técnicos na escolha dos melhores voos para o traslado dos órgãos. “Vocês estão ajudando a melhorar a saúde do país”, sentenciou Alexandre Padilha.
Congresso
A assinatura da cooperação marcou o início do 1º Congresso do Sistema Brasileiro de Transplantes, que acontece até o dia 7 deste mês, na capital federal. São esperadas mais de 1.200 pessoas, que assistirão a palestras de 120 profissionais do país e de mais cerca de 20 convidados internacionais. Além disso, no mesmo evento, foi lançado pelos Correios selo e carimbo comemorativos alusivos ao congresso e ao transplante de órgãos.
Participaram da solenidade, o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wellington Moreira Franco; o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz; o diretor-presidente
da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Marcelo Guaranys; o presidente da Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Antonio Gustavo Marcos do Valle, e demais autoridades do setor.

Fotos: Jorge Cardoso
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero

    LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero. Acesse:  https://youtu.be/n91MrkP9uTQ   A Renata Gracin é militar da ativa do Exército Brasileiro e neste vídeo ela relata a sua transição de gênero. Fotos retiradas de uma rede social. Contatos com o Blog do Capitão Fernando (51) 986388430 whatsapp - http://wa.me/+5551986388430 - - -

CONHEÇA O EBCONSIG, NOVO PORTAL DE CONSIGNAÇÕES DO EXÉRCITO BRASILEIRO

CONHEÇA O EBCONSIG, NOVO PORTAL DE CONSIGNAÇÕES DO EXÉRCITO!           No dia  05 de maio de 2020 , o Centro de Pagamento do Exército (CPEx) lançará o EBconsig, o portal de consignações do Exército Brasileiro. O objetivo é proporcionar maior  qualidade, transparência e segurança  aos militares, pensionistas e Entidades Consignatárias na gestão dos descontos em contracheque (mensalidade, empréstimo, seguro, previdência, pecúlio, condomínio, decessos, financiamento, assistência jurídica, medicamento, poupança e uniforme), bem como dar acesso a inúmeros benefícios, com as menores taxas praticadas no mercado.         O sistema substituirá o atual  SISCONSIG  e trará facilidades para os militares, pensionistas, Entidades Consignatárias, Ordenadores de Despesas e síndicos, tudo em um único ambiente, dinâmico e intuitivo. Já foi iniciada a fase de processamentos paralelos com o  SISCONSIG , de modo a equaliza...

Rússia suspende participação no último tratado nuclear restante com os EUA - créditos CNN

  Rússia suspende participação no último tratado nuclear restante com os EUA O tratado START limita o número de arsenais nucleares que os EUA e a Rússia podem implantar Rússia suspende último acordo nuclear com os EUA | LIVE CNN Da Reuters 21/02/2023 às 09:42 | Atualizado 21/02/2023 às 13:16 Compartilhe: Ouvir notícia O presidente  Vladimir Putin  disse nesta terça-feira (21) que a  Rússia  está suspendendo sua participação no novo tratado START com os  Estados Unidos , que limita os arsenais nucleares estratégicos dos dois lados. “A esse respeito, sou forçado a anunciar hoje que a Rússia está suspendendo sua participação no tratado estratégico de armas ofensivas”, disse Putin a parlamentares no final de um importante discurso no Parlamento, quase um ano após o início da guerra na Ucrânia. Leia Mais Site da TV estatal russa é desativado durante discurso de Putin Putin repete críticas à expansão da Otan e à atuação do Ocidente na guerra Ucrânia está servindo...