A Marinha do Brasil por meio do Comando do 6° Distrito Naval realizará, no dia 02 de maio, a Cerimônia de Incorporação a Armada, do Navio-Transporte FluvialAlmirante Leverger G 16 e do Aviso Hidroceanográfico Fluvial Caravelas H 17.
O evento acontecerá às 09h no Comando da Flotilha de Mato Grosso e contará com a presença do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante-de-Esquadra Carlos Augusto de Sousa e do Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra Wilson Barbosa Guerra, além de diversas autoridades Federais, Estaduais e Municipais.
A Marinha do Brasil realizou as aquisições dos navios durante o mês de novembro de 2013.
O Navio-Transporte Fluvial Almirante Leverger, antiga embarcação Albatroz da Empresa Arara Pantaneira Transporte Fluvial e Turismo, tem a capacidade de transportar equipamentos e 130 militares componentes da Força de Emprego Rápido. O navio será empregado, prioritariamente, no transporte fluvial, além de executar tarefas de apoio às operações ribeirinhas, atendimentos médicos e odontológicos, assistência cívico social, patrulha fluvial, inspeções navais bem omo atividades de Defesa Civil. A partir da incorporação o Comando da Flotilha de Mato Grosso passará a ter dez navios subordinados.
Já o Aviso Hidroceanográfico Fluvial Caravelas, antiga embarcação Sereia do Pantanal, da Empresa Drefhi Turismo LTDA – ME, tem a capacidade para transportar 30 militares e executará, entre outras, as tarefas principais de cartografia, hidrografia e manutenção e instalação de sinalização náutica, contribuindo assim para elevar o nível de segurança do tráfego aquaviário na região. O navio ficará subordinado a Serviço de Sinalização Náutica do Oeste.
As principais características do Navio de Transporte Fluvial Almirante Leverger são:
Comprimento total: 44m – Boca: 10m – Calado moldado de projeto: 1,10m - Deslocamento leve: 231,9 ton - Deslocamento carregado: 285,9 ton - Raio de ação: 1800 milhas náuticas - Velocidade de serviço: 12 km/h - Autonomia: 30 dias de operação - Capacidade de operar com aeronave de asa rotativa.
FONTE: Jornal Dia Dia
Comentários
Postar um comentário