Pular para o conteúdo principal

Brasil pode usar expertise de países do BRICS para ajudar combate ao terrorismo, diz especialista

Exercício anti-terrorismo de forças especiais brasileiras
Gilberto Alves/MD





Brasil pode usar expertise de países do BRICS para ajudar combate ao terrorismo, diz especialista


Começou nesta segunda-feira (29) e seguirá até a quarta-feira (31) o seminário intitulado "Estratégias do BRICS para Contraterrorismo", que visa trocar experiências e traçar planos para combater o crime de terrorismo.
O encontro é um preparativo para a reunião de cúpula que ocorrerá em Brasília entre os dias 13 e 14 de novembro de 2019, no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
A capital do Brasil será a primeira cidade a receber a principal reunião do BRICS por duas vezes. A primeira ocasião foi em 2010.
Em entrevista à Sputnik Brasil, Ricardo Cabral, pesquisador da Escola de Guerra Naval, especialista em estudos de terrorismo internacional, defende que o Brasil tem a oportunidade de traçar planos com países que possuem mais experiência no combate ao terrorismo.
"Nós sabemos que você tem países como a Índia, a China, a Rússia que tem uma larga experiência no combate ao terrorismo e eu acho que dentro desse aspecto o BRICS pode nos ajudar", disse.
Ricardo Cabral alertou que, por mais que o Brasil não figure na lista de países mais visados em ações de grupos terroristas, é necessário aprimorar órgãos de inteligência para tentar impedir atos de grupos extremistas.
"Devido às nossas vulnerabilidades, isso pode levar ao cometimento de atentados no Brasil em embaixadas, consulados, centros culturais, igrejas, mesquitas, sinagogas podem vir a ser alvos de atentados terroristas e isso chama a atenção", afirmou.
Cabral citou como exemplo uma matéria publicada pela Revista Veja no dia 19 de julho que mostra a existência de um grupo terrorista chamado Sociedade Secreta ao Selvagem (SSS) que, no Brasil, se autodenomina Individualistas que Tendem ao Selvagem (ITS), que pretende matar o presidente da República, Jair Bolsonaro.
"Tem havido nos últimos anos algumas ocorrências que até então no Brasil eram quase desapercebidas. Nós tivemos no último dia 17 um grupo provavelmente de terroristas ambientalistas ou ligados às causas ambientais ameaçando o presidente Bolsonaro e sua família, bem como a ministra Damares Alves e o ministro Ricardo Salles", comentou.
Segundo ele, é necessário que o BRICS busque traçar medidas que montem um "arcabouço jurídico" no Brasil para ajudar no combate a esse tipo de organização.
"Minha esperança é que saiam medidas efetivas, propostas de legislação para que no nosso caso - a Rússia está muito mais adiantada com isso - que nós aqui no Brasil tenhamos pelo menos um arcabouço jurídico que nos vai dar as garantias para tomar as medidas necessárias", completou.

Créditos SPUTNIK - Fonte: https://br.sputniknews.com/brasil/2019073014300952-brasil-precisa-usar-expertise-de-paises-do-brics-para-combater-terrorismo-diz-especialista/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA O EBCONSIG, NOVO PORTAL DE CONSIGNAÇÕES DO EXÉRCITO BRASILEIRO

CONHEÇA O EBCONSIG, NOVO PORTAL DE CONSIGNAÇÕES DO EXÉRCITO!           No dia  05 de maio de 2020 , o Centro de Pagamento do Exército (CPEx) lançará o EBconsig, o portal de consignações do Exército Brasileiro. O objetivo é proporcionar maior  qualidade, transparência e segurança  aos militares, pensionistas e Entidades Consignatárias na gestão dos descontos em contracheque (mensalidade, empréstimo, seguro, previdência, pecúlio, condomínio, decessos, financiamento, assistência jurídica, medicamento, poupança e uniforme), bem como dar acesso a inúmeros benefícios, com as menores taxas praticadas no mercado.         O sistema substituirá o atual  SISCONSIG  e trará facilidades para os militares, pensionistas, Entidades Consignatárias, Ordenadores de Despesas e síndicos, tudo em um único ambiente, dinâmico e intuitivo. Já foi iniciada a fase de processamentos paralelos com o  SISCONSIG , de modo a equaliza...

LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero

    LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero. Acesse:  https://youtu.be/n91MrkP9uTQ   A Renata Gracin é militar da ativa do Exército Brasileiro e neste vídeo ela relata a sua transição de gênero. Fotos retiradas de uma rede social. Contatos com o Blog do Capitão Fernando (51) 986388430 whatsapp - http://wa.me/+5551986388430 - - -

General Montenegro assume Comando de Operações Terrestres

  General Montenegro assume Comando de Operações Terrestres Brasília (DF) – No dia 30 de abril, uma solenidade realizada no Quartel-General do Exército marcou a assunção do novo comandante do Comando de Operações Terrestres (COTER). Na ocasião, o General de Exército André Luis Novaes Miranda passou a função para o General de Exército Francisco Humberto Montenegro Júnior. O General Montenegro exercia a função de Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa. Em suas palavras de despedida, o General Novaes destacou as diversas funções e missões em seus 48 anos de carreira, agradeceu à família e aos companheiros de farda e ressaltou a satisfação de encerrar seu período no Exército como Comandante de Operações Terrestres. “Para com o Exército, instituição que me recebeu há 48 anos com portas abertas e me deu tantos conhecimentos e oportunidades, assim como missões e desafios de toda ordem, nutro relação de gratidão e admiração...