Pular para o conteúdo principal

Exército Brasileiro forma primeiras mulheres especializadas em manutenção de aeronaves

Exército Brasileiro forma primeiras mulheres especializadas em manutenção de aeronaves


Exército Brasileiro forma primeiras mulheres especializadas em manutenção de aeronaves
Por Nelza Oliveira / Diálogo
Fevereiro 21, 2020
As sargentos Sara Oliveira de Souza Mendes, Larissa Somera Pereira da Silva, Carla Victória Melo de Farias Freitas Ribeiro, Joyce Carvalho Pereira e Maria Eduarda Rodrigues Costa Oliveira entraram para a história do Exército Brasileiro (EB) como as cinco primeiras mulheres sargentos especialistas na manutenção de aeronaves.
(Foto: Centro de Comunicação Social do Exército Brasileiro)
O Curso de Formação de Sargentos de Aviação, além de ser um dos caminhos para o ingresso na carreira militar do EB como terceiro-sargento, forma profissionais aptos a desempenhar todas as missões de voo e de manutenção.
Promovido desde 1995, o curso tem duração de dois anos. As cinco militares se formaram na turma de 2019. Durante o curso, os alunos estudam história militar, física aplicada à aviação, teoria de voo de helicópteros, sistemas de aeronaves, operação com helicópteros, treinamento físico militar, tiro de armas portáteis e coletivas, bem como módulos para a formação em mecânico de voo e mecânico de primeiro escalão de manutenção. A turma foi formada por 21 alunos.
O Centro de Instrução de Aviação do Exército oferece 48 cursos e estágios por ano para mais de 500 alunos para formar especialistas para a Aviação do Exército (AvEx).
“A formação das primeiras cinco militares do segmento feminino, especialistas em manutenção de aeronaves, permitirá que estas integrem, como mecânicas de voo, as diversas tripulações que cumprem missões operacionais pela AvEx em todo o território nacional”, afirmou à Diálogo o Centro de Comunicação Social do Exército.
A partir dessa primeira turma, não há mais distinção para o ingresso de homens e mulheres no curso, que além de ser uma das entradas para a carreira militar, ainda forma profissionais aptos a desempenhar todas as etapas de missões de aviação, desde voo até manutenção. O EB espera aumentar o número da participação feminina no curso. Atualmente, os militares no EB somam 223.440, sendo 211.805 do sexo masculino e 11.635 do feminino.


Créditos Diálogo, publicado originalmente em - https://dialogo-americas.com/pt-br/articles/exercito-brasileiro-forma-primeiras-mulheres-especializadas-em-manutencao-de-aeronaves/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero

    LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero. Acesse:  https://youtu.be/n91MrkP9uTQ   A Renata Gracin é militar da ativa do Exército Brasileiro e neste vídeo ela relata a sua transição de gênero. Fotos retiradas de uma rede social. Contatos com o Blog do Capitão Fernando (51) 986388430 whatsapp - http://wa.me/+5551986388430 - - -

CONHEÇA O EBCONSIG, NOVO PORTAL DE CONSIGNAÇÕES DO EXÉRCITO BRASILEIRO

CONHEÇA O EBCONSIG, NOVO PORTAL DE CONSIGNAÇÕES DO EXÉRCITO!           No dia  05 de maio de 2020 , o Centro de Pagamento do Exército (CPEx) lançará o EBconsig, o portal de consignações do Exército Brasileiro. O objetivo é proporcionar maior  qualidade, transparência e segurança  aos militares, pensionistas e Entidades Consignatárias na gestão dos descontos em contracheque (mensalidade, empréstimo, seguro, previdência, pecúlio, condomínio, decessos, financiamento, assistência jurídica, medicamento, poupança e uniforme), bem como dar acesso a inúmeros benefícios, com as menores taxas praticadas no mercado.         O sistema substituirá o atual  SISCONSIG  e trará facilidades para os militares, pensionistas, Entidades Consignatárias, Ordenadores de Despesas e síndicos, tudo em um único ambiente, dinâmico e intuitivo. Já foi iniciada a fase de processamentos paralelos com o  SISCONSIG , de modo a equaliza...

Rússia suspende participação no último tratado nuclear restante com os EUA - créditos CNN

  Rússia suspende participação no último tratado nuclear restante com os EUA O tratado START limita o número de arsenais nucleares que os EUA e a Rússia podem implantar Rússia suspende último acordo nuclear com os EUA | LIVE CNN Da Reuters 21/02/2023 às 09:42 | Atualizado 21/02/2023 às 13:16 Compartilhe: Ouvir notícia O presidente  Vladimir Putin  disse nesta terça-feira (21) que a  Rússia  está suspendendo sua participação no novo tratado START com os  Estados Unidos , que limita os arsenais nucleares estratégicos dos dois lados. “A esse respeito, sou forçado a anunciar hoje que a Rússia está suspendendo sua participação no tratado estratégico de armas ofensivas”, disse Putin a parlamentares no final de um importante discurso no Parlamento, quase um ano após o início da guerra na Ucrânia. Leia Mais Site da TV estatal russa é desativado durante discurso de Putin Putin repete críticas à expansão da Otan e à atuação do Ocidente na guerra Ucrânia está servindo...