Pular para o conteúdo principal

Exército Brasileiro forma primeiras mulheres especializadas em manutenção de aeronaves

Exército Brasileiro forma primeiras mulheres especializadas em manutenção de aeronaves


Exército Brasileiro forma primeiras mulheres especializadas em manutenção de aeronaves
Por Nelza Oliveira / Diálogo
Fevereiro 21, 2020
As sargentos Sara Oliveira de Souza Mendes, Larissa Somera Pereira da Silva, Carla Victória Melo de Farias Freitas Ribeiro, Joyce Carvalho Pereira e Maria Eduarda Rodrigues Costa Oliveira entraram para a história do Exército Brasileiro (EB) como as cinco primeiras mulheres sargentos especialistas na manutenção de aeronaves.
(Foto: Centro de Comunicação Social do Exército Brasileiro)
O Curso de Formação de Sargentos de Aviação, além de ser um dos caminhos para o ingresso na carreira militar do EB como terceiro-sargento, forma profissionais aptos a desempenhar todas as missões de voo e de manutenção.
Promovido desde 1995, o curso tem duração de dois anos. As cinco militares se formaram na turma de 2019. Durante o curso, os alunos estudam história militar, física aplicada à aviação, teoria de voo de helicópteros, sistemas de aeronaves, operação com helicópteros, treinamento físico militar, tiro de armas portáteis e coletivas, bem como módulos para a formação em mecânico de voo e mecânico de primeiro escalão de manutenção. A turma foi formada por 21 alunos.
O Centro de Instrução de Aviação do Exército oferece 48 cursos e estágios por ano para mais de 500 alunos para formar especialistas para a Aviação do Exército (AvEx).
“A formação das primeiras cinco militares do segmento feminino, especialistas em manutenção de aeronaves, permitirá que estas integrem, como mecânicas de voo, as diversas tripulações que cumprem missões operacionais pela AvEx em todo o território nacional”, afirmou à Diálogo o Centro de Comunicação Social do Exército.
A partir dessa primeira turma, não há mais distinção para o ingresso de homens e mulheres no curso, que além de ser uma das entradas para a carreira militar, ainda forma profissionais aptos a desempenhar todas as etapas de missões de aviação, desde voo até manutenção. O EB espera aumentar o número da participação feminina no curso. Atualmente, os militares no EB somam 223.440, sendo 211.805 do sexo masculino e 11.635 do feminino.


Créditos Diálogo, publicado originalmente em - https://dialogo-americas.com/pt-br/articles/exercito-brasileiro-forma-primeiras-mulheres-especializadas-em-manutencao-de-aeronaves/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero

    LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero. Acesse:  https://youtu.be/n91MrkP9uTQ   A Renata Gracin é militar da ativa do Exército Brasileiro e neste vídeo ela relata a sua transição de gênero. Fotos retiradas de uma rede social. Contatos com o Blog do Capitão Fernando (51) 986388430 whatsapp - http://wa.me/+5551986388430 - - -

LFS DEFESA - SEGURANÇA - GEOPOLÍTICA: Saiba o que é o Super Tucano A-29N, avião militar brasileiro que será produzido em Portugal - créditos CNN

LFS DEFESA - SEGURANÇA - GEOPOLÍTICA:  Saiba o que é o Super Tucano A-29N, avião militar brasileiro que será produzido em Portugal. Créditos CNN Acúmulo de postagens - LFS DEFESA - SEGURANÇA - GEOPOLÍTICA: https://docs.google.com/document/d/1fuzS3CMaPwchd67A18CQ6BhJYRa_CPH6KzhZ7011Y0w   - - - - Siga nosso Instagram @redelfsdecomunicacao --- http://www.instagram.com/redelfsdecomunicacao Saiba o que é o Super Tucano A-29N, avião militar brasileiro que será produzido em Portugal Nova versão da aeronave seguirá as exigências das Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) Avião Super Tucano da Embraer Divulgação/Embraer Tiago Tortella da CNN em São Paulo 25/04/2023 às 04:00 Compartilhe: Ouvir notícia A ida do presidente do Brasil,  Luiz Inácio Lula da Silva  (PT), a Portugal selou uma série de acordos entre os dois países. Entre eles,  foi feito um memorando para a produção do Super Tucano , um avião de combate da brasileira  Embraer , no país europeu. Conforme explica o comunic

GEOPOLÍTICA - Em movimento histórico, Brics se expande e soma seis países do Oriente Médio, África e América Latina

GEOPOLÍTICA Em movimento histórico, Brics se expande e soma seis países do Oriente Médio, África e América Latina Argentina, Irã, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos e Etiópia são os novos membros do Brics Mauro Ramos Brasil de Fato | Joanesburgo (África do Sul) |   24 de Agosto de 2023 às 08:58 Líderes do Brics fazem declaração conjunta na manhã desta quinta-feira (24), no último dia da 15ª cúpula do grupo - Presidência da República Pela primeira vez desde a entrada da África do Sul em 2011, o  Brics  admite novos membros, em uma decisão que somará várias das maiores economias do Sul Global ao grupo. O anfitrião da 15ª Cúpula do Brics, o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa anunciou na manhã desta quinta-feira (24), a admissão, pela primeira vez desde que seu país entrou ao grupo, de seis novos membros: Argentina, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã. Estes países passarão a formar parte formalmente do Brics a partir do dia 1° de janeiro de 2024.