Pular para o conteúdo principal

Exército, Força Aérea e Marinha do Brasil auxiliam no combate à COVID-19

Exército, Força Aérea e Marinha do Brasil auxiliam no combate à COVID-19


Exército, Força Aérea e Marinha do Brasil auxiliam no combate à COVID-19
Por Marcos Ommati / Diálogo
Março 27, 2020

O ministro da Defesa do Brasil, General de Exército da reserva Fernando Azevedo e Silva, garantiu em entrevista coletiva no Palácio do Planalto, no dia 18 de março, que a Marinha, o Exército e a Força Aérea Brasileira estarão à disposição da sociedade brasileira no enfretamento à COVID-19 (doença causada pelo coronavírus), podendo oferecer recursos operacionais e logísticos.
“Isso que está acontecendo é uma guerra. O inimigo é invisível, feroz e dedicado na ação. Quando tem uma guerra, os brasileiros podem contar com as Forças Armadas. Em todos os momentos delicados e importantes do Brasil, as Forças Armadas estiveram ao lado da nossa população e isso será feito mais uma vez”, afirmou.
O Gen Ex Fernando Azevedo determinou que fosse acionado um Gabinete de Crise, localizado no Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa. “Já estamos trabalhando nas possíveis ajudas e auxílios que as Forças Armadas podem e devem dar. Em relação a isso, receberemos as demandas através do Comitê de Crise. Temos várias possibilidades, particularmente na parte de logística e de condução de material. Em regiões como a Amazônia, de difícil acesso, nós temos meios para chegar lá”, disse.
Comandos Conjuntos
Os militares brasileiros estão de prontidão para o caso de serem chamados a colaborar nas ações de combate à pandemia. Para cobrir todo o território nacional, foram ativados 10 comandos conjuntos, além do Comando Aeroespacial, cujo funcionamento é permanente. Segundo uma nota divulgada pelo Ministério da Defesa, diversos municípios e estados já solicitaram apoio das Forças Armadas.

Unidades militares especializadas em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear também poderão ser empregadas para a descontaminação de pessoal, ambientes e materiais. Os militares brasileiros poderão, ainda, apoiar nas triagens de indivíduos com suspeita de infecção, e encaminhá-los a hospitais ou postos de saúde.
As Forças Armadas também auxiliarão no controle de acesso a fronteiras e no apoio às ações do governo federal de controle de tripulantes e passageiros em aeroportos, portos e terminais. Há, ainda, a possibilidade da instalação, pelos militares, de hospitais de campanha. O apoio inicial consiste no empréstimo e montagem de barracas, que normalmente são utilizadas para abrigar militares em campanha, mas que agora servirão como ponto para triagem antes do acesso de pessoas possivelmente contaminadas com o coronavírus a hospitais e postos de saúde.
Nos próximos dias, novas ações das Forças Armadas do Brasil no combate à COVID-19 podem ser realizadas, como distribuição de água a famílias carentes, doação de sangue por militares voluntários e outras demandas vindas das secretarias de Defesa Civil dos diferentes estados. 


Créditos Diálogo, publicado originalmente em https://dialogo-americas.com/pt-br/articles/exercito-forca-aerea-e-marinha-do-brasil-auxiliam-no-combate-a-covid-19/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero

    LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero. Acesse:  https://youtu.be/n91MrkP9uTQ   A Renata Gracin é militar da ativa do Exército Brasileiro e neste vídeo ela relata a sua transição de gênero. Fotos retiradas de uma rede social. Contatos com o Blog do Capitão Fernando (51) 986388430 whatsapp - http://wa.me/+5551986388430 - - -

LFS DEFESA - SEGURANÇA - GEOPOLÍTICA: Saiba o que é o Super Tucano A-29N, avião militar brasileiro que será produzido em Portugal - créditos CNN

LFS DEFESA - SEGURANÇA - GEOPOLÍTICA:  Saiba o que é o Super Tucano A-29N, avião militar brasileiro que será produzido em Portugal. Créditos CNN Acúmulo de postagens - LFS DEFESA - SEGURANÇA - GEOPOLÍTICA: https://docs.google.com/document/d/1fuzS3CMaPwchd67A18CQ6BhJYRa_CPH6KzhZ7011Y0w   - - - - Siga nosso Instagram @redelfsdecomunicacao --- http://www.instagram.com/redelfsdecomunicacao Saiba o que é o Super Tucano A-29N, avião militar brasileiro que será produzido em Portugal Nova versão da aeronave seguirá as exigências das Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) Avião Super Tucano da Embraer Divulgação/Embraer Tiago Tortella da CNN em São Paulo 25/04/2023 às 04:00 Compartilhe: Ouvir notícia A ida do presidente do Brasil,  Luiz Inácio Lula da Silva  (PT), a Portugal selou uma série de acordos entre os dois países. Entre eles,  foi feito um memorando para a produção do Super Tucano , um avião de combate da brasileira  Embraer , no país europeu. Conforme explica o comunic

GEOPOLÍTICA - Em movimento histórico, Brics se expande e soma seis países do Oriente Médio, África e América Latina

GEOPOLÍTICA Em movimento histórico, Brics se expande e soma seis países do Oriente Médio, África e América Latina Argentina, Irã, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos e Etiópia são os novos membros do Brics Mauro Ramos Brasil de Fato | Joanesburgo (África do Sul) |   24 de Agosto de 2023 às 08:58 Líderes do Brics fazem declaração conjunta na manhã desta quinta-feira (24), no último dia da 15ª cúpula do grupo - Presidência da República Pela primeira vez desde a entrada da África do Sul em 2011, o  Brics  admite novos membros, em uma decisão que somará várias das maiores economias do Sul Global ao grupo. O anfitrião da 15ª Cúpula do Brics, o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa anunciou na manhã desta quinta-feira (24), a admissão, pela primeira vez desde que seu país entrou ao grupo, de seis novos membros: Argentina, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã. Estes países passarão a formar parte formalmente do Brics a partir do dia 1° de janeiro de 2024.