Pular para o conteúdo principal

FAB moderniza radares de controle aéreo na Amazônia

Radar (imagem referencial)
Sergey Piatakov/Sputnik

Pelo menos sete radares estão sendo modernizados pela empresa americana Raytheon para a versão Condor Mk3, o que ampliaria a eficiência dos aparelhos.
O anúncio foi feito pela própria empresa da indústria militar americana.
O plano de modernização visa a instalação de radares de vigilância secundária monopulso (MSSR, na sigla em inglês) Condor Mk3, assim como reduzir o uso de energia elétrica.
Isso dará aos radares controle de potência adaptativo automático, um transmissor de ciclo de serviço pesado, software totalmente configurável e um sistema de vigilância aérea automático dependente por radiodifusão (ADS-B, na sigla em inglês).
"Essa modernização tem como principal objetivo manter altos níveis de qualidade no controle de tráfego aéreo, em conformidade com o Padrão Internacional de Aviação por via de tecnologia de vigilância, assegurando condições operacionais de segurança na região amazônica", publicou a empresa citando o Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, chefe do Subdepartamento de Administração (SDAD) da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo.
É sabido que, logo após a virada do milênio, a Raytheon instalou radares no Brasil como parte do Sistema de Vigilância da Amazônia, mais conhecido como SIVAM.
Desde então, os aparelhos adquiridos pela Força Aérea Brasileira têm sido usados para detectar qualquer tipo de atividade ilícita dentro do espaço aéreo correspondente ao espaço amazônico do Brasil.
A Raytheon é a maior fornecedora de equipamentos para o SIVAM desde o início do processo de contratação de empresas fornecedoras em 1997, publicou a Fundação Ezute.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero

    LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero. Acesse:  https://youtu.be/n91MrkP9uTQ   A Renata Gracin é militar da ativa do Exército Brasileiro e neste vídeo ela relata a sua transição de gênero. Fotos retiradas de uma rede social. Contatos com o Blog do Capitão Fernando (51) 986388430 whatsapp - http://wa.me/+5551986388430 - - -

LFS DEFESA - SEGURANÇA - GEOPOLÍTICA: Saiba o que é o Super Tucano A-29N, avião militar brasileiro que será produzido em Portugal - créditos CNN

LFS DEFESA - SEGURANÇA - GEOPOLÍTICA:  Saiba o que é o Super Tucano A-29N, avião militar brasileiro que será produzido em Portugal. Créditos CNN Acúmulo de postagens - LFS DEFESA - SEGURANÇA - GEOPOLÍTICA: https://docs.google.com/document/d/1fuzS3CMaPwchd67A18CQ6BhJYRa_CPH6KzhZ7011Y0w   - - - - Siga nosso Instagram @redelfsdecomunicacao --- http://www.instagram.com/redelfsdecomunicacao Saiba o que é o Super Tucano A-29N, avião militar brasileiro que será produzido em Portugal Nova versão da aeronave seguirá as exigências das Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) Avião Super Tucano da Embraer Divulgação/Embraer Tiago Tortella da CNN em São Paulo 25/04/2023 às 04:00 Compartilhe: Ouvir notícia A ida do presidente do Brasil,  Luiz Inácio Lula da Silva  (PT), a Portugal selou uma série de acordos entre os dois países. Entre eles,  foi feito um memorando para a produção do Super Tucano , um avião de combate da brasileira  Embraer , no país europeu. Conforme explica o comunic

GEOPOLÍTICA - Em movimento histórico, Brics se expande e soma seis países do Oriente Médio, África e América Latina

GEOPOLÍTICA Em movimento histórico, Brics se expande e soma seis países do Oriente Médio, África e América Latina Argentina, Irã, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos e Etiópia são os novos membros do Brics Mauro Ramos Brasil de Fato | Joanesburgo (África do Sul) |   24 de Agosto de 2023 às 08:58 Líderes do Brics fazem declaração conjunta na manhã desta quinta-feira (24), no último dia da 15ª cúpula do grupo - Presidência da República Pela primeira vez desde a entrada da África do Sul em 2011, o  Brics  admite novos membros, em uma decisão que somará várias das maiores economias do Sul Global ao grupo. O anfitrião da 15ª Cúpula do Brics, o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa anunciou na manhã desta quinta-feira (24), a admissão, pela primeira vez desde que seu país entrou ao grupo, de seis novos membros: Argentina, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã. Estes países passarão a formar parte formalmente do Brics a partir do dia 1° de janeiro de 2024.