© Foto / Divulgação / Força Aérea Brasileira |
Desenvolvido praticamente do zero a pedido do Brasil, o caça de combate sueco Gripen F começou a tomar forma nesta semana, quando a companhia Saab realizou o primeiro corte de metal para a versão do caça de dois lugares na fábrica de Linköping, na Suécia.
Ao contrário do Gripen E, que é um monoposto (um lugar) e que começa a chegar ao Brasil a partir do próximo ano, o Gripen F encontra-se em um estágio anterior, já que foi necessário desenvolver todo um sistema para o segundo piloto.
A primeira peça cortada para o novo modelo será usada na seção de dutos de ar, localizada logo atrás do cockpit da aeronave. O andamento do projeto se dá em parceria da Saab com as empresas parceiras brasileiras Embraer, AEL Sistemas, Akaer e Atech.
"Este foi um trabalho de equipe onde tivemos muitas pessoas dedicadas, tanto na Suécia como no Brasil, construindo o caminho para este importante marco da nova versão do Gripen. Estes marcos são momentos especiais devido a sua raridade e faz com que estejamos realizados", avaliou o chefe da Saab Aeronautics, Jonas Hjelm.
Na 12ª LAAD Defence & Security, a mais importante feira de defesa e segurança da América Latina, realizada no ano passado no Rio de Janeiro, o presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, Jackson Schneider, destacou o Gripen F é um projeto que saiu praticamente do zero e conta com quase 50% de tecnologia de Brasil e Suécia.
Na ocasião, ele detalhou que não são poucos os itens que mudam entre os dois modelos do Gripen: adição do assento traseiro no cockpit; sistema de oxigênio, telas e comandos; adaptação do sistema de energia elétrica; redesenho da seção das tomadas de ar; redesenho da extensão da fuselagem dianteira; e rearranjo aviônico e das instalações elétricas.
© SPUTNIK / THIAGO DE ARAÚJO
Caça sueco Gripen E, da companhia Saab, parceira da Força Aérea Brasileira (FAB)
No total, o Brasil encomendou 28 caças monoposto (um assento) do Gripen E, que serão entregues no Brasil a partir de 2021 – o primeiro caça já realiza voos de teste em solo sueco –, e oito caças Gripen F, com entregas acontecendo a partir de 2023. Parte da produção dos aviões será na Suécia, enquanto outra parte se dará na planta da Embraer em Gavião Peixoto, interior de São Paulo.
Créditos Sputnik, publicado originalmente em https://br.sputniknews.com/brasil/2020032615378186-pedido-e-desenvolvido-com-o-brasil-caca-sueco-gripen-f-comeca-a-tomar-forma-video/
Comentários
Postar um comentário