Pular para o conteúdo principal

Força Aérea Brasileira instala estação radar para reforçar monitoramento da fronteira

 

Força Aérea Brasileira instala estação radar para reforçar monitoramento da fronteira


Força Aérea Brasileira instala estação radar para reforçar monitoramento da fronteira

Por Taciana Moury/Diálogo
Dezembro 11, 2020

A Força Aérea Brasileira (FAB) está reforçando a vigilância e o monitoramento do controle dos tráfegos na região de fronteira do Brasil com o Paraguai e a Bolívia, com a instalação de novas estações radar nas cidades de Corumbá, Porto Murtinho e Ponta Porã, todas no estado de Mato Grosso do Sul.

A Estação Radar de Corumbá foi a primeira a entrar em funcionamento, inaugurada em 18 de agosto de 2020. Os novos equipamentos ampliam principalmente a capacidade da cobertura em baixas altitudes, para a identificação da presença de aeronaves não-autorizadas com cargas ilícitas no território brasileiro.

Os radares captam qualquer objeto que esteja na área de cobertura. (Foto: Força Aérea Brasileira)

De acordo com a assessoria de comunicação da FAB, os equipamentos proporcionam uma capacidade de vigilância do espaço aéreo em uma área circular de raio de 450 quilômetros, ou seja, aproximadamente 635.000 quilômetros quadrados. “Com a entrada em funcionamento desses radares é possível apontar todos os tipos de aeronaves que circulem na área de cobertura. Dessa forma, as decisões de natureza operacional, sejam de controle ou de defesa aérea, podem ser tomadas de forma bastante efetiva”, destacou o comunicado.

Segundo o diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar da FAB Heraldo Luiz Rodrigues, a nova estação potencializa consideravelmente o controle do tráfego aéreo na região. “Com a implantação desses radares em Corumbá, o DECEA poderá identificar qualquer aeronave que estiver voando dentro do território brasileiro nessa região, vindo da Bolívia ou do Paraguai e, se for uma aeronave ilícita, ela será interceptada e as medidas de policiamento no espaço aéreo serão adotadas”, reforçou.

Desde o início do ano, de acordo com a FAB, já foram apreendidas mais de 3,5 toneladas de cocaína em voos clandestinos da Bolívia para o Brasil, por meio da atuação das aeronaves de caça.

As interceptações de voos clandestinos na fronteira são feitas, em sua maioria, por aeronaves A-29 Super Tucano, com o apoio do avião-radar E-99.

A montagem da estação radar de Porto Murtinho já está em fase de conclusão, segundo informações do Porto Murtinho Notícias. A nova estação radar vai monitorar as aeronaves voando em baixas altitudes na região de fronteira e reforçar a capacidade de identificação de voos não autorizados, que são essenciais nas ações de combate ao narcotráfico. Segundo a FAB, a previsão é de que tanto a estação Porto Murtinho como a de Ponta Porã estejam operacionais no primeiro semestre de 2021. 


Créditos Diálogo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA O EBCONSIG, NOVO PORTAL DE CONSIGNAÇÕES DO EXÉRCITO BRASILEIRO

CONHEÇA O EBCONSIG, NOVO PORTAL DE CONSIGNAÇÕES DO EXÉRCITO!           No dia  05 de maio de 2020 , o Centro de Pagamento do Exército (CPEx) lançará o EBconsig, o portal de consignações do Exército Brasileiro. O objetivo é proporcionar maior  qualidade, transparência e segurança  aos militares, pensionistas e Entidades Consignatárias na gestão dos descontos em contracheque (mensalidade, empréstimo, seguro, previdência, pecúlio, condomínio, decessos, financiamento, assistência jurídica, medicamento, poupança e uniforme), bem como dar acesso a inúmeros benefícios, com as menores taxas praticadas no mercado.         O sistema substituirá o atual  SISCONSIG  e trará facilidades para os militares, pensionistas, Entidades Consignatárias, Ordenadores de Despesas e síndicos, tudo em um único ambiente, dinâmico e intuitivo. Já foi iniciada a fase de processamentos paralelos com o  SISCONSIG , de modo a equaliza...

LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero

    LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero. Acesse:  https://youtu.be/n91MrkP9uTQ   A Renata Gracin é militar da ativa do Exército Brasileiro e neste vídeo ela relata a sua transição de gênero. Fotos retiradas de uma rede social. Contatos com o Blog do Capitão Fernando (51) 986388430 whatsapp - http://wa.me/+5551986388430 - - -

General Montenegro assume Comando de Operações Terrestres

  General Montenegro assume Comando de Operações Terrestres Brasília (DF) – No dia 30 de abril, uma solenidade realizada no Quartel-General do Exército marcou a assunção do novo comandante do Comando de Operações Terrestres (COTER). Na ocasião, o General de Exército André Luis Novaes Miranda passou a função para o General de Exército Francisco Humberto Montenegro Júnior. O General Montenegro exercia a função de Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa. Em suas palavras de despedida, o General Novaes destacou as diversas funções e missões em seus 48 anos de carreira, agradeceu à família e aos companheiros de farda e ressaltou a satisfação de encerrar seu período no Exército como Comandante de Operações Terrestres. “Para com o Exército, instituição que me recebeu há 48 anos com portas abertas e me deu tantos conhecimentos e oportunidades, assim como missões e desafios de toda ordem, nutro relação de gratidão e admiração...