Pular para o conteúdo principal

Membros da Marinha dos EUA embarcam em navio brasileiro para exercício conjunto

 Membros da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA embarcam em navio brasileiro


Membros da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA embarcam em navio brasileiro

Por Major Thomas Perna/Força do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, Sul/Editado pela equipe da Diálogo
Dezembro 29, 2020

Planejadores das Forças Navais do Comando Sul dos EUA (USNAVSO, em inglês) e da Força do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, Sul (MARFORSOUTH, em inglês) participaram de um exercício marítimo da Marinha do Brasil (MB) a bordo da fragata União (F 45) da MB, na costa nordeste brasileira, de 27 de outubro a 5 de novembro.

Os dois oficiais dos EUA são especialistas em assuntos específicos em operações anfíbias, falam português e têm grande experiência na região, como oficiais de área estrangeira para a América Latina. Eles embarcaram e se integraram com a MB e o Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil, permanecendo 10 dias no mar para observar o seu processo de planejamento, intercambiar as melhores práticas e aumentar a interoperabilidade entre as duas nações. Essa foi a primeira vez que militares dos EUA serviram como especialistas em assuntos específicos a bordo da fragata brasileira União, o que enfatiza as crescentes oportunidades de integração da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, tanto no planejamento quanto na execução de eventos futuros com a MB.

“Essa é uma ocasião especial para nossas forças armadas e mostra como é forte a nossa parceria”, disse o Capitão de Corveta Windsor Frinell, oficial de cooperação de segurança no teatro de operações da USNAVSO. “Não somos apenas amigos e vizinhos, somos uma equipe mais resiliente e capaz de enfrentar os desafios e ameaças compartilhados, operando em conjunto.”

Através do exercício de planejamento, os oficiais dos EUA trabalharam lado a lado com seus homólogos brasileiros para desenvolver a interoperabilidade e entender as semelhanças e diferenças entre as marinhas, infantarias navais e navios dos EUA e do Brasil. Os dois países fizeram intercâmbio de diversas instruções informativas e operacionais sobre tópicos relevantes para essas missões, projetos e objetivos futuros. Alguns desses tópicos incluíram: capacidades e limitações das embarcações, segurança marítima, operações aéreas e de patrulhamento, programas de organização e treinamento, ciberdefesa e assuntos regionais.

“A Marinha do Brasil é uma força extremamente capaz e uma aliada estratégica na área de responsabilidade [do Comando Sul dos EUA]”, disse o Capitão de Fragata Michael Aubry, chefe do setor de cooperação de segurança do teatro de operações da MARFORSOUTH. “Nossa capacidade de trabalhar em conjunto e de aprender uns com os outros é essencial para a segurança e a estabilidade da região.”

Em 2019, os EUA designaram o Brasil como um aliado importante não OTAN, e essa condição proporciona aos parceiros estrangeiros alguns benefícios nas áreas de defesa, comércio e cooperação de segurança.

Esse compromisso de planejamento no navio brasileiro enfatiza a intenção da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA de aumentar a integração naval. No dia 4 de novembro, os comandantes da USNAVSO e da MARFORSOUTH assinaram um Plano de Apoio à Campanha Marítima integrado, que reúne as duas unidades dos EUA para uma coordenação mais estreita em operações e atividades futuras, que maximizarão o poder coletivo com as nações parceiras e fortalecerão a reputação dos Estados Unidos como um parceiro de alta confiança e grande impacto.


Fonte - Diálogo - https://dialogo-americas.com/pt-br/articles/membros-da-marinha-e-do-corpo-de-fuzileiros-navais-dos-eua-embarcam-em-navio-brasileiro/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero

    LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero. Acesse:  https://youtu.be/n91MrkP9uTQ   A Renata Gracin é militar da ativa do Exército Brasileiro e neste vídeo ela relata a sua transição de gênero. Fotos retiradas de uma rede social. Contatos com o Blog do Capitão Fernando (51) 986388430 whatsapp - http://wa.me/+5551986388430 - - -

LFS DEFESA - SEGURANÇA - GEOPOLÍTICA: Saiba o que é o Super Tucano A-29N, avião militar brasileiro que será produzido em Portugal - créditos CNN

LFS DEFESA - SEGURANÇA - GEOPOLÍTICA:  Saiba o que é o Super Tucano A-29N, avião militar brasileiro que será produzido em Portugal. Créditos CNN Acúmulo de postagens - LFS DEFESA - SEGURANÇA - GEOPOLÍTICA: https://docs.google.com/document/d/1fuzS3CMaPwchd67A18CQ6BhJYRa_CPH6KzhZ7011Y0w   - - - - Siga nosso Instagram @redelfsdecomunicacao --- http://www.instagram.com/redelfsdecomunicacao Saiba o que é o Super Tucano A-29N, avião militar brasileiro que será produzido em Portugal Nova versão da aeronave seguirá as exigências das Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) Avião Super Tucano da Embraer Divulgação/Embraer Tiago Tortella da CNN em São Paulo 25/04/2023 às 04:00 Compartilhe: Ouvir notícia A ida do presidente do Brasil,  Luiz Inácio Lula da Silva  (PT), a Portugal selou uma série de acordos entre os dois países. Entre eles,  foi feito um memorando para a produção do Super Tucano , um avião de combate da brasileira  Embraer , no país europeu. Conforme explica o comunic

GEOPOLÍTICA - Em movimento histórico, Brics se expande e soma seis países do Oriente Médio, África e América Latina

GEOPOLÍTICA Em movimento histórico, Brics se expande e soma seis países do Oriente Médio, África e América Latina Argentina, Irã, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos e Etiópia são os novos membros do Brics Mauro Ramos Brasil de Fato | Joanesburgo (África do Sul) |   24 de Agosto de 2023 às 08:58 Líderes do Brics fazem declaração conjunta na manhã desta quinta-feira (24), no último dia da 15ª cúpula do grupo - Presidência da República Pela primeira vez desde a entrada da África do Sul em 2011, o  Brics  admite novos membros, em uma decisão que somará várias das maiores economias do Sul Global ao grupo. O anfitrião da 15ª Cúpula do Brics, o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa anunciou na manhã desta quinta-feira (24), a admissão, pela primeira vez desde que seu país entrou ao grupo, de seis novos membros: Argentina, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã. Estes países passarão a formar parte formalmente do Brics a partir do dia 1° de janeiro de 2024.