Pular para o conteúdo principal

Panamá e Estados Unidos assinam acordo de entendimento sobre segurança marítima

 

Panamá e Estados Unidos assinam acordo de entendimento sobre segurança marítima 


Panamá e Estados Unidos assinam acordo de entendimento sobre segurança marítima

Por Embaixada dos EUA no Panamá
Fevereiro 19, 2021

No dia 10 de fevereiro de 2021, o chefe da missão da Embaixada dos Estados Unidos no Panamá, Stewart Tuttle, e o ministro da Segurança Pública da República do Panamá, Juan Pino, assinaram um memorando de entendimento entre os dois países para manter a assistência norte-americana às instituições de segurança panamenhas que operam no mar, através da doação de equipamentos e capacitação técnica. O memorando assinado tem como destinatários a Força Marítima Conjunta do Panamá e o Centro Regional de Operações Aeronavais (CROAN), que operam sob o comando do Ministério da Segurança Pública.

O acordo de segurança marítima busca apoiar o Panamá para garantir a presença e a vigilância das instituições de segurança panamenhas em suas águas territoriais, com o objetivo de dissuadir atividades ilícitas como o tráfico de drogas e a pesca ilegal, bem como dar apoio às operações de busca e resgate em alto-mar.

Durante a cerimônia de assinatura do memorando de entendimento, o chefe da missão Tuttle entregou ao Ministério da Segurança Pública, em nome do governo dos EUA, uma lancha rápida Boston Whaler de 37 pés, além de um equipamento tático destinado aos oficiais encarregados das tarefas de vigilância no mar.

“Agradeço ao ministro Pino por sua liderança e visão ao desenvolver o CROAN e por aumentar a coordenação entre as instituições de segurança sob a Força Marítima Conjunta. O Panamá mostrou ser um líder regional na luta contra o narcotráfico, apreendendo mais drogas do que qualquer outro país da América Central. Os Estados Unidos estão comprometidos com o Panamá em manter a segurança dos panamenhos e da região”, disse o chefe da missão diplomática dos EUA durante a cerimônia.

Nos últimos cinco anos, os Estados Unidos doaram seis lanchas rápidas Boston Whaler, avaliadas em mais de US$ 4 milhões, às instituições de segurança panamenhas. Esse apoio é parte dos mais de US$ 225 milhões que o governo dos EUA ofereceu ao Panamá nos últimos cinco anos, buscando fortalecer a resposta panamenha às ameaças do crime organizado transnacional.


Créditos Diálogo - https://dialogo-americas.com/pt-br/articles/panama-e-estados-unidos-assinam-acordo-de-entendimento-sobre-seguranca-maritima/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero

    LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero. Acesse:  https://youtu.be/n91MrkP9uTQ   A Renata Gracin é militar da ativa do Exército Brasileiro e neste vídeo ela relata a sua transição de gênero. Fotos retiradas de uma rede social. Contatos com o Blog do Capitão Fernando (51) 986388430 whatsapp - http://wa.me/+5551986388430 - - -

LFS DEFESA - SEGURANÇA - GEOPOLÍTICA: Saiba o que é o Super Tucano A-29N, avião militar brasileiro que será produzido em Portugal - créditos CNN

LFS DEFESA - SEGURANÇA - GEOPOLÍTICA:  Saiba o que é o Super Tucano A-29N, avião militar brasileiro que será produzido em Portugal. Créditos CNN Acúmulo de postagens - LFS DEFESA - SEGURANÇA - GEOPOLÍTICA: https://docs.google.com/document/d/1fuzS3CMaPwchd67A18CQ6BhJYRa_CPH6KzhZ7011Y0w   - - - - Siga nosso Instagram @redelfsdecomunicacao --- http://www.instagram.com/redelfsdecomunicacao Saiba o que é o Super Tucano A-29N, avião militar brasileiro que será produzido em Portugal Nova versão da aeronave seguirá as exigências das Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) Avião Super Tucano da Embraer Divulgação/Embraer Tiago Tortella da CNN em São Paulo 25/04/2023 às 04:00 Compartilhe: Ouvir notícia A ida do presidente do Brasil,  Luiz Inácio Lula da Silva  (PT), a Portugal selou uma série de acordos entre os dois países. Entre eles,  foi feito um memorando para a produção do Super Tucano , um avião de combate da brasileira  Embraer , no país europeu. Conforme explica o comunic

GEOPOLÍTICA - Em movimento histórico, Brics se expande e soma seis países do Oriente Médio, África e América Latina

GEOPOLÍTICA Em movimento histórico, Brics se expande e soma seis países do Oriente Médio, África e América Latina Argentina, Irã, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos e Etiópia são os novos membros do Brics Mauro Ramos Brasil de Fato | Joanesburgo (África do Sul) |   24 de Agosto de 2023 às 08:58 Líderes do Brics fazem declaração conjunta na manhã desta quinta-feira (24), no último dia da 15ª cúpula do grupo - Presidência da República Pela primeira vez desde a entrada da África do Sul em 2011, o  Brics  admite novos membros, em uma decisão que somará várias das maiores economias do Sul Global ao grupo. O anfitrião da 15ª Cúpula do Brics, o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa anunciou na manhã desta quinta-feira (24), a admissão, pela primeira vez desde que seu país entrou ao grupo, de seis novos membros: Argentina, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã. Estes países passarão a formar parte formalmente do Brics a partir do dia 1° de janeiro de 2024.