Pular para o conteúdo principal

Marinha do Brasil apreende mais de 4 toneladas de haxixe

 

Marinha do Brasil apreende mais de 4 toneladas de haxixe 

Marinha do Brasil apreende mais de 4 toneladas de haxixe 

Por Centro de Comunicação Social da Marinha do Brasil
Junho 24, 2021

Um veleiro carregado com haxixe foi interceptado a mais de 360 quilômetros da costa de Recife, Pernambuco, Brasil, por um navio da Marinha do Brasil (MB), no dia 16 de junho de 2021. A operação interagências, entre a MB e a Polícia Federal (PF), resultou na apreensão de mais de 4 toneladas da droga e na prisão de dois tripulantes da embarcação. Com a troca das informações entre as instituições, autoridades estrangeiras e o Centro Integrado de Segurança Marítima da MB, foi possível identificar o navio veleiro que teria partido do continente europeu.

A operação envolveu material e pessoal da MB e da PF, com o emprego do Navio-Patrulha Oceânico Araguari, que realizou a interceptação e apresamento da embarcação. Os dois tripulantes do veleiro foram conduzidos para a Superintendência da PF, em Pernambuco, para procedimentos da Polícia Judiciária.

Operação interagências

A interoperabilidade entre as instituições tem sido intensificada pela MB com a utilização do Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz), que está amplamente conectado às redes da PF, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, da Receita Federal, da Petrobras, entre outros órgãos e empresas capazes de fomentar e compartilhar mais rapidamente as informações pertinentes e necessárias para a proteção da Amazônia Azul.

Essas instituições têm como missão monitorar e controlar de forma integrada a região de busca e salvamento e as demais áreas de interesse estratégico no Atlântico Sul, representando cerca de 22 milhões de quilômetros quadrados. A atuação conjunta tem o intuito de assegurar a proteção ao meio ambiente e a segurança nas fronteiras marítimas, em especial na repressão a crimes transnacionais, como o tráfico internacional de drogas.

Mais ações

No mês de fevereiro, outra operação interagências resultou na apreensão de uma embarcação carregada com mais de 2 toneladas de cocaína em águas jurisdicionais brasileiras. A MB, com o apoio da PF e a cooperação de diversas agências internacionais, com sedes em Portugal, Estados Unidos e Reino Unido, interceptou o navio veleiro a 270 km da costa de Recife.

O monitoramento dos navios que transitam em águas jurisdicionais brasileiras é feito pela MB, com o apoio de agências e órgãos nacionais e estrangeiros, incluindo a participação colaborativa de navios.

O SisGAAz é um dos programas estratégicos da MB, cujo objetivo é incrementar essa capacidade de monitoramento e controle, tanto nas águas brasileiras, como na área de responsabilidade de socorro e salvamento no mar, por meio de contínuo aperfeiçoamento e inserção de sistemas, equipamentos e novas tecnologias.

Os dados captados por GPS são transmitidos por meio de comunicação satelital para centrais de rastreamento e, no futuro, haverá a incorporação de sensores acústicos aos sites de monitoramento. 


Créditos Diálogo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero

    LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero. Acesse:  https://youtu.be/n91MrkP9uTQ   A Renata Gracin é militar da ativa do Exército Brasileiro e neste vídeo ela relata a sua transição de gênero. Fotos retiradas de uma rede social. Contatos com o Blog do Capitão Fernando (51) 986388430 whatsapp - http://wa.me/+5551986388430 - - -

LFS DEFESA - SEGURANÇA - GEOPOLÍTICA: Saiba o que é o Super Tucano A-29N, avião militar brasileiro que será produzido em Portugal - créditos CNN

LFS DEFESA - SEGURANÇA - GEOPOLÍTICA:  Saiba o que é o Super Tucano A-29N, avião militar brasileiro que será produzido em Portugal. Créditos CNN Acúmulo de postagens - LFS DEFESA - SEGURANÇA - GEOPOLÍTICA: https://docs.google.com/document/d/1fuzS3CMaPwchd67A18CQ6BhJYRa_CPH6KzhZ7011Y0w   - - - - Siga nosso Instagram @redelfsdecomunicacao --- http://www.instagram.com/redelfsdecomunicacao Saiba o que é o Super Tucano A-29N, avião militar brasileiro que será produzido em Portugal Nova versão da aeronave seguirá as exigências das Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) Avião Super Tucano da Embraer Divulgação/Embraer Tiago Tortella da CNN em São Paulo 25/04/2023 às 04:00 Compartilhe: Ouvir notícia A ida do presidente do Brasil,  Luiz Inácio Lula da Silva  (PT), a Portugal selou uma série de acordos entre os dois países. Entre eles,  foi feito um memorando para a produção do Super Tucano , um avião de combate da brasileira  Embraer , no país europeu. Conforme explica o comunic

GEOPOLÍTICA - Em movimento histórico, Brics se expande e soma seis países do Oriente Médio, África e América Latina

GEOPOLÍTICA Em movimento histórico, Brics se expande e soma seis países do Oriente Médio, África e América Latina Argentina, Irã, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos e Etiópia são os novos membros do Brics Mauro Ramos Brasil de Fato | Joanesburgo (África do Sul) |   24 de Agosto de 2023 às 08:58 Líderes do Brics fazem declaração conjunta na manhã desta quinta-feira (24), no último dia da 15ª cúpula do grupo - Presidência da República Pela primeira vez desde a entrada da África do Sul em 2011, o  Brics  admite novos membros, em uma decisão que somará várias das maiores economias do Sul Global ao grupo. O anfitrião da 15ª Cúpula do Brics, o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa anunciou na manhã desta quinta-feira (24), a admissão, pela primeira vez desde que seu país entrou ao grupo, de seis novos membros: Argentina, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã. Estes países passarão a formar parte formalmente do Brics a partir do dia 1° de janeiro de 2024.