Pular para o conteúdo principal

Marinha do Brasil apreende mais de 4 toneladas de haxixe

 

Marinha do Brasil apreende mais de 4 toneladas de haxixe 

Marinha do Brasil apreende mais de 4 toneladas de haxixe 

Por Centro de Comunicação Social da Marinha do Brasil
Junho 24, 2021

Um veleiro carregado com haxixe foi interceptado a mais de 360 quilômetros da costa de Recife, Pernambuco, Brasil, por um navio da Marinha do Brasil (MB), no dia 16 de junho de 2021. A operação interagências, entre a MB e a Polícia Federal (PF), resultou na apreensão de mais de 4 toneladas da droga e na prisão de dois tripulantes da embarcação. Com a troca das informações entre as instituições, autoridades estrangeiras e o Centro Integrado de Segurança Marítima da MB, foi possível identificar o navio veleiro que teria partido do continente europeu.

A operação envolveu material e pessoal da MB e da PF, com o emprego do Navio-Patrulha Oceânico Araguari, que realizou a interceptação e apresamento da embarcação. Os dois tripulantes do veleiro foram conduzidos para a Superintendência da PF, em Pernambuco, para procedimentos da Polícia Judiciária.

Operação interagências

A interoperabilidade entre as instituições tem sido intensificada pela MB com a utilização do Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz), que está amplamente conectado às redes da PF, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, da Receita Federal, da Petrobras, entre outros órgãos e empresas capazes de fomentar e compartilhar mais rapidamente as informações pertinentes e necessárias para a proteção da Amazônia Azul.

Essas instituições têm como missão monitorar e controlar de forma integrada a região de busca e salvamento e as demais áreas de interesse estratégico no Atlântico Sul, representando cerca de 22 milhões de quilômetros quadrados. A atuação conjunta tem o intuito de assegurar a proteção ao meio ambiente e a segurança nas fronteiras marítimas, em especial na repressão a crimes transnacionais, como o tráfico internacional de drogas.

Mais ações

No mês de fevereiro, outra operação interagências resultou na apreensão de uma embarcação carregada com mais de 2 toneladas de cocaína em águas jurisdicionais brasileiras. A MB, com o apoio da PF e a cooperação de diversas agências internacionais, com sedes em Portugal, Estados Unidos e Reino Unido, interceptou o navio veleiro a 270 km da costa de Recife.

O monitoramento dos navios que transitam em águas jurisdicionais brasileiras é feito pela MB, com o apoio de agências e órgãos nacionais e estrangeiros, incluindo a participação colaborativa de navios.

O SisGAAz é um dos programas estratégicos da MB, cujo objetivo é incrementar essa capacidade de monitoramento e controle, tanto nas águas brasileiras, como na área de responsabilidade de socorro e salvamento no mar, por meio de contínuo aperfeiçoamento e inserção de sistemas, equipamentos e novas tecnologias.

Os dados captados por GPS são transmitidos por meio de comunicação satelital para centrais de rastreamento e, no futuro, haverá a incorporação de sensores acústicos aos sites de monitoramento. 


Créditos Diálogo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA O EBCONSIG, NOVO PORTAL DE CONSIGNAÇÕES DO EXÉRCITO BRASILEIRO

CONHEÇA O EBCONSIG, NOVO PORTAL DE CONSIGNAÇÕES DO EXÉRCITO!           No dia  05 de maio de 2020 , o Centro de Pagamento do Exército (CPEx) lançará o EBconsig, o portal de consignações do Exército Brasileiro. O objetivo é proporcionar maior  qualidade, transparência e segurança  aos militares, pensionistas e Entidades Consignatárias na gestão dos descontos em contracheque (mensalidade, empréstimo, seguro, previdência, pecúlio, condomínio, decessos, financiamento, assistência jurídica, medicamento, poupança e uniforme), bem como dar acesso a inúmeros benefícios, com as menores taxas praticadas no mercado.         O sistema substituirá o atual  SISCONSIG  e trará facilidades para os militares, pensionistas, Entidades Consignatárias, Ordenadores de Despesas e síndicos, tudo em um único ambiente, dinâmico e intuitivo. Já foi iniciada a fase de processamentos paralelos com o  SISCONSIG , de modo a equaliza...

LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero

    LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero. Acesse:  https://youtu.be/n91MrkP9uTQ   A Renata Gracin é militar da ativa do Exército Brasileiro e neste vídeo ela relata a sua transição de gênero. Fotos retiradas de uma rede social. Contatos com o Blog do Capitão Fernando (51) 986388430 whatsapp - http://wa.me/+5551986388430 - - -

General Montenegro assume Comando de Operações Terrestres

  General Montenegro assume Comando de Operações Terrestres Brasília (DF) – No dia 30 de abril, uma solenidade realizada no Quartel-General do Exército marcou a assunção do novo comandante do Comando de Operações Terrestres (COTER). Na ocasião, o General de Exército André Luis Novaes Miranda passou a função para o General de Exército Francisco Humberto Montenegro Júnior. O General Montenegro exercia a função de Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa. Em suas palavras de despedida, o General Novaes destacou as diversas funções e missões em seus 48 anos de carreira, agradeceu à família e aos companheiros de farda e ressaltou a satisfação de encerrar seu período no Exército como Comandante de Operações Terrestres. “Para com o Exército, instituição que me recebeu há 48 anos com portas abertas e me deu tantos conhecimentos e oportunidades, assim como missões e desafios de toda ordem, nutro relação de gratidão e admiração...