Pular para o conteúdo principal

DEFESA & SEGURANÇA - Brasil e EUA vão à ‘guerra’ juntos no Vale do Paraíba; leia análise

 


Durante 240 horas, tropas dos exércitos do Brasil e dos Estados Unidos vão combater inimigos comuns. Serão empregados helicópteros armados, blindados leves, computadores portáteis e recursos tecnológicos avançados. Tambem criarão procedimentos de ataque conjuntos para ocupar objetivos estratégicos. O processo prevê certas sutilezas, como o emprego de 'snipers', os atiradores de precisão a respeito dos quais se sabe pouco, mas se sabe que podem atingir alvos a centenas de metros de distância - um alvo pequeno, talvez do tamanho de uma cabeça.

Todo esse cenário, no eixo das cidades de Lorena, Cachoeira Paulista e Resende, será ocupado por dez dias para o ensaio Core, que o Comando Militar do Sudeste (CMSE) anfitrião do treinamento, considera fundamental para a "integração com um ator de destaque para a Estratégia Nacional de Defesa (END)".

Em preparo há pouco mais de oito meses, o ciclo de adestramento vai trazer para o território brasileiro uma companhia completa, cerca de 240 militares americanos, da 101ª Divisão de Infantaria Aeromovel, uma das maiores do exército dos Estados Unidos. É uma unidade histórica, criada em 1918 e reorganizada em 1942 com participação em todas as guerras travadas pelos EUA nesse período.


Video: Primeira-dama dos EUA recebe árvore de Natal da Casa Branca (KameraOne)

Primeira-dama dos EUA recebe árvore de Natal da Casa Branca

A 101ª das"Águias que gritam", tem uma frota própria de 100 aeronaves e um efetivo de cerca de 30 mil homens e mulheres. Todos usam boinas pretas. É destinada a zonas de conflito de alta intensidade, o que significa fogo pesado. De acordo com o gabinete do comando, em Fort Campbell, no Kentucky, a Divisão é a única dos EUA capaz de realizar mobilização rápida de grande porte, na escala de uma brigada, deslocando cerca de 8 mil combatentes e equipamentos.

A tropa brasileira participa com 750 soldados do 5º Batalhão de Infantaria Leve, de Lorena. O 5º Bil é uma força de elite, focada na alta mobilidade. A missão do grupo será complicada: vai ter de operar de forma integrada com parceiros formados sob doutrina diferente. Para um dos oficiais da organização do ensaio, "tornar efetiva essa interoperabilidade é um objetivo".

O equipamento no exercício é comum: fuzis 5.56mm, pistolas 9mm, foguetes e mísseis antiblindagem de disparo individual, granadas, explosivos diversos e, claro, uma faca de combate feita de aço negro. Para vestir, couraças de cerâmica.

A utilização de pequenos drones, para o bservação do terreno, acoplados a computadores de campanha, "está na pauta". Muito moderno. 


Créditos Estadão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA O EBCONSIG, NOVO PORTAL DE CONSIGNAÇÕES DO EXÉRCITO BRASILEIRO

CONHEÇA O EBCONSIG, NOVO PORTAL DE CONSIGNAÇÕES DO EXÉRCITO!           No dia  05 de maio de 2020 , o Centro de Pagamento do Exército (CPEx) lançará o EBconsig, o portal de consignações do Exército Brasileiro. O objetivo é proporcionar maior  qualidade, transparência e segurança  aos militares, pensionistas e Entidades Consignatárias na gestão dos descontos em contracheque (mensalidade, empréstimo, seguro, previdência, pecúlio, condomínio, decessos, financiamento, assistência jurídica, medicamento, poupança e uniforme), bem como dar acesso a inúmeros benefícios, com as menores taxas praticadas no mercado.         O sistema substituirá o atual  SISCONSIG  e trará facilidades para os militares, pensionistas, Entidades Consignatárias, Ordenadores de Despesas e síndicos, tudo em um único ambiente, dinâmico e intuitivo. Já foi iniciada a fase de processamentos paralelos com o  SISCONSIG , de modo a equaliza...

LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero

    LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero. Acesse:  https://youtu.be/n91MrkP9uTQ   A Renata Gracin é militar da ativa do Exército Brasileiro e neste vídeo ela relata a sua transição de gênero. Fotos retiradas de uma rede social. Contatos com o Blog do Capitão Fernando (51) 986388430 whatsapp - http://wa.me/+5551986388430 - - -

General Montenegro assume Comando de Operações Terrestres

  General Montenegro assume Comando de Operações Terrestres Brasília (DF) – No dia 30 de abril, uma solenidade realizada no Quartel-General do Exército marcou a assunção do novo comandante do Comando de Operações Terrestres (COTER). Na ocasião, o General de Exército André Luis Novaes Miranda passou a função para o General de Exército Francisco Humberto Montenegro Júnior. O General Montenegro exercia a função de Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa. Em suas palavras de despedida, o General Novaes destacou as diversas funções e missões em seus 48 anos de carreira, agradeceu à família e aos companheiros de farda e ressaltou a satisfação de encerrar seu período no Exército como Comandante de Operações Terrestres. “Para com o Exército, instituição que me recebeu há 48 anos com portas abertas e me deu tantos conhecimentos e oportunidades, assim como missões e desafios de toda ordem, nutro relação de gratidão e admiração...