Pular para o conteúdo principal

Cinco generais são cotados para assumir Exército no governo Lula - créditos CNN


Cinco generais são cotados para assumir Exército no governo Lula

Os favoritos são os mais antigos generais da ativa; todos foram formados na turma de 1981 da Academia de Agulhas Negras

Caio JunqueiraGustavo Uribeda CNN

Ouvir notícia

Cinco generais da ativa despontam como cotados para assumir o Comando do Exército no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). São eles o comandante militar do Sudeste, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; o chefe do Estado-Maior do Exército, general Valério Stumpf Trindade; e o chefe do Departamento de Engenharia e Construção (DEC), Julio Cesar de Arruda.

São considerados os favoritos por serem os mais antigos generais da ativa do Exército. Todos foram formados na turma da Academia de Agulhas Negras de 1981, mas o primeiro a ser nomeado general foi Arruda, o que pela tradição o colocaria como primeira opção.

PUBLICIDADE

Mas a avaliação no entorno de Lula é de que Tomás hoje seria o favorito pela proximidade que tem com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e também com o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin. Ele foi chefe dos ajudantes de ordens do presidente.

O favoritismo de Tomás é citado inclusive no Alto Comando das Forças Armadas, que o vê como um nome moderado e de bom diálogo tanto com a direita como com a esquerda.

O mesmo perfil é esperado por generais tanto da ativa como da reserva para o comando do Ministério da Defesa. Lula já anunciou que será um civil. A expectativa é de que seja um nome de centro, menos associado ao PT.

Para o Exército, a tendência é de que Lula siga a tradição e nomeie um dos mais antigos, o que não impede que outros nomes também sejam cotados.
Caso do comandante militar do Nordeste, Richard Nunes, e do comandante de Operações Terrestres, Estevam Theophilo.

Créditos CNN

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA O EBCONSIG, NOVO PORTAL DE CONSIGNAÇÕES DO EXÉRCITO BRASILEIRO

CONHEÇA O EBCONSIG, NOVO PORTAL DE CONSIGNAÇÕES DO EXÉRCITO!           No dia  05 de maio de 2020 , o Centro de Pagamento do Exército (CPEx) lançará o EBconsig, o portal de consignações do Exército Brasileiro. O objetivo é proporcionar maior  qualidade, transparência e segurança  aos militares, pensionistas e Entidades Consignatárias na gestão dos descontos em contracheque (mensalidade, empréstimo, seguro, previdência, pecúlio, condomínio, decessos, financiamento, assistência jurídica, medicamento, poupança e uniforme), bem como dar acesso a inúmeros benefícios, com as menores taxas praticadas no mercado.         O sistema substituirá o atual  SISCONSIG  e trará facilidades para os militares, pensionistas, Entidades Consignatárias, Ordenadores de Despesas e síndicos, tudo em um único ambiente, dinâmico e intuitivo. Já foi iniciada a fase de processamentos paralelos com o  SISCONSIG , de modo a equaliza...

LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero

    LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero. Acesse:  https://youtu.be/n91MrkP9uTQ   A Renata Gracin é militar da ativa do Exército Brasileiro e neste vídeo ela relata a sua transição de gênero. Fotos retiradas de uma rede social. Contatos com o Blog do Capitão Fernando (51) 986388430 whatsapp - http://wa.me/+5551986388430 - - -

General Montenegro assume Comando de Operações Terrestres

  General Montenegro assume Comando de Operações Terrestres Brasília (DF) – No dia 30 de abril, uma solenidade realizada no Quartel-General do Exército marcou a assunção do novo comandante do Comando de Operações Terrestres (COTER). Na ocasião, o General de Exército André Luis Novaes Miranda passou a função para o General de Exército Francisco Humberto Montenegro Júnior. O General Montenegro exercia a função de Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa. Em suas palavras de despedida, o General Novaes destacou as diversas funções e missões em seus 48 anos de carreira, agradeceu à família e aos companheiros de farda e ressaltou a satisfação de encerrar seu período no Exército como Comandante de Operações Terrestres. “Para com o Exército, instituição que me recebeu há 48 anos com portas abertas e me deu tantos conhecimentos e oportunidades, assim como missões e desafios de toda ordem, nutro relação de gratidão e admiração...