Pular para o conteúdo principal

Agência Européia de Defensa firma um Acordo com o Pentágono - créditos MPR

 



La Agencia Europea de Defensa firma un acuerdo con el Pentágono


Redação


30 de abril


A Agencia Europea de Defensa (AED) e o Departamento de Defensa dos Estados Unidos (Pentágono) formalizaram um marco de cooperação por meio da firma de um Acuerdo Administrativo (AA).


“Hoy reforçamos a cooperação transatlântica nos âmbitos da segurança e defesa. Nós firmamos um acordo de cooperação com a Agencia Europea de Defensa (AED) e o Pentágono que contribuirá para fortalecer ainda mais a associação Unión Europea-Estados Unidos e melhorar a defesa da Unión Europea”, escreveu Borrell.


A firma de um Acuerdo Administrativo entre a AED e o Pentágono prevê uma maior cooperação transatlântica em matéria de defesa em âmbitos específicos, incluindo a troca de informações, segundo informou a página web da AED.


“Este acuerdo confirma o valor de uma associação transatlântica de segurança e defesa para fazer frente aos retos de segurança compartidos, e a importância de uma defesa europeia mais forte e capaz, complementaria e interoperativa com a OTAN”, añade la página web de la DEA.


Borrell declarou: “Em um momento em que a guerra voltou para a Europa, devemos abrir todas as vias de cooperação com nossos sócios mais próximos. O acuerdo administrativo entre a AED e os Estados Unidos constitui outro pilar para reforçar a cooperação transatlântica e a ligação União Europeia-Estados Unidos”. A Agencia Europea de Defensa (AED), como eje de la cooperación de la Unión Europea en materia de defensa, desempeña un papel unico a la hora de elevar nuestro nivel de cooperación en materia de defesa y de contribuir a hacer de la Unión Europea un país e um ator e sócio mais forte no âmbito da defesa.


Lloyd Austin, Secretário de Defesa dos Estados Unidos, declarou: “A firma do Cuerdo Administrativo com a AED é um teste de fortalecimento das relações entre os Estados Unidos e a União Europeia. O diálogo e o compromisso dedicados do Pentágono e da AED contribuirão ainda mais para a segurança transatlântica e mundial. A agressão da Rússia contra a Ucrânia subtrai a importância de um dos fortes lazos entre Estados Unidos e Europa no seno da OTAN e com a União Europeia. Profundizar no diálogo e na cooperação não há de reforçar esta associação estratégica chave no futuro”.


Ambas as partes acordaram um âmbito inicial de cooperação que, de mútuo acordo, poderia se desenvolver gradualmente no futuro. Trata-se de um fórum de intercâmbio e diálogo: o AA permitirá um diálogo sustentado em matéria de defesa sobre todos os temas que são competentes do AED, assim como convites para que o Pentágono asista às reuniões pertinentes da Junta Directiva do AED e para que o AED asista às reuniões convocadas pelo Pentágono, proceda de acordo.


As atividades iniciais incluem consultas sobre o impacto do Regulamento da União Européia relativo ao registro, avaliação, autorização e restrição de substâncias e produtos químicos preparados (REACH); la movilidad militar; questões relacionadas com a cadeia de abastecimento; e o impacto da mudança climática na defesa. Também permite a participação dos Estados Unidos na sessão pública do Comitê Europeu de Normalização em Defesa.


O AA se firmou esta semana em Bruselas por Jiri Sedivy, diretor do AED, e William LaPlante, Subsecretario de Defensa dos Estados Unidos.


Créditos MPR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero

    LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero. Acesse:  https://youtu.be/n91MrkP9uTQ   A Renata Gracin é militar da ativa do Exército Brasileiro e neste vídeo ela relata a sua transição de gênero. Fotos retiradas de uma rede social. Contatos com o Blog do Capitão Fernando (51) 986388430 whatsapp - http://wa.me/+5551986388430 - - -

LFS DEFESA - SEGURANÇA - GEOPOLÍTICA: Saiba o que é o Super Tucano A-29N, avião militar brasileiro que será produzido em Portugal - créditos CNN

LFS DEFESA - SEGURANÇA - GEOPOLÍTICA:  Saiba o que é o Super Tucano A-29N, avião militar brasileiro que será produzido em Portugal. Créditos CNN Acúmulo de postagens - LFS DEFESA - SEGURANÇA - GEOPOLÍTICA: https://docs.google.com/document/d/1fuzS3CMaPwchd67A18CQ6BhJYRa_CPH6KzhZ7011Y0w   - - - - Siga nosso Instagram @redelfsdecomunicacao --- http://www.instagram.com/redelfsdecomunicacao Saiba o que é o Super Tucano A-29N, avião militar brasileiro que será produzido em Portugal Nova versão da aeronave seguirá as exigências das Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) Avião Super Tucano da Embraer Divulgação/Embraer Tiago Tortella da CNN em São Paulo 25/04/2023 às 04:00 Compartilhe: Ouvir notícia A ida do presidente do Brasil,  Luiz Inácio Lula da Silva  (PT), a Portugal selou uma série de acordos entre os dois países. Entre eles,  foi feito um memorando para a produção do Super Tucano , um avião de combate da brasileira  Embraer , no país europeu. Conforme explica o comunic

GEOPOLÍTICA - Em movimento histórico, Brics se expande e soma seis países do Oriente Médio, África e América Latina

GEOPOLÍTICA Em movimento histórico, Brics se expande e soma seis países do Oriente Médio, África e América Latina Argentina, Irã, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos e Etiópia são os novos membros do Brics Mauro Ramos Brasil de Fato | Joanesburgo (África do Sul) |   24 de Agosto de 2023 às 08:58 Líderes do Brics fazem declaração conjunta na manhã desta quinta-feira (24), no último dia da 15ª cúpula do grupo - Presidência da República Pela primeira vez desde a entrada da África do Sul em 2011, o  Brics  admite novos membros, em uma decisão que somará várias das maiores economias do Sul Global ao grupo. O anfitrião da 15ª Cúpula do Brics, o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa anunciou na manhã desta quinta-feira (24), a admissão, pela primeira vez desde que seu país entrou ao grupo, de seis novos membros: Argentina, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã. Estes países passarão a formar parte formalmente do Brics a partir do dia 1° de janeiro de 2024.