Pular para o conteúdo principal

Ex-refém israelense diz ter confrontado líder do Hamas em túnel em Gaza - créditos CNN

Ex-refém israelense diz ter confrontado líder do Hamas em túnel em Gaza

Ela perguntou como Yahya Sinwar não se envergonhava de ter agido violentamente contra ativistas pacifistas

Yocheved Lifshitz, de 85 anos, que foi levada como refém pelo Hamas
Yocheved Lifshitz, de 85 anos, que foi levada como refém pelo Hamas24/10/2023 REUTERS/Janis Laizans

Howard Gollerda Reuters

Ouvir notícia

Uma israelense de 85 anos, sequestrada pelo Hamas em 7 de outubro e libertada duas semanas depois, disse que conheceu Yahya Sinwar, líder do Hamas em Gaza, enquanto estava em cativeiro e perguntou como ele não se envergonhava de ter agido violentamente contra ativistas pacifistas como ela.

Yocheved Lifshitz foi levada de sua casa no Kibbutz Nir Oz, em Israel, para a Faixa de Gaza. Ela afirmou ao jornal israelense Davar que confrontou Sinwar quando ele visitou os reféns em um túnel subterrâneo onde o Hamas os mantinha em cativeiro.


“Sinwar esteve conosco três ou quatro dias após nossa chegada”, relatou Lifshitz ao jornal Davar, de língua hebraica. “Eu lhe perguntei como ele não tem vergonha de fazer tal coisa com pessoas que durante todos esses anos apoiaram a paz”.

“Ele não respondeu. Ficou em silêncio”, complementou.

Lifshitz é uma ativista da paz que, junto com seu marido, ajudava durante anos palestinos doentes em Gaza a chegar ao hospital, explicou seu neto à Reuters. O marido, Oded, de 83 anos, também foi sequestrado e permanece em cativeiro.

Em conversa com os repórteres após sua libertação do cativeiro do Hamas no mês passado, Lifshitz ressaltou que “passou por um inferno” durante as duas semanas em que foi refém na Faixa de Gaza.

Lifshitz foi uma das quatro mulheres libertadas pelo Hamas no início da guerra. Ela disse que foi espancada quando sequestrada, mas que foi bem tratada durante suas duas semanas de cativeiro.

Ao ser libertada, ela se virou para apertar a mão de um captor mascarado. Quando lhe perguntaram o motivo, ela respondeu: “Eles nos trataram com gentileza e atenderam a todas as nossas necessidades”.

Créditos CNN


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA O EBCONSIG, NOVO PORTAL DE CONSIGNAÇÕES DO EXÉRCITO BRASILEIRO

CONHEÇA O EBCONSIG, NOVO PORTAL DE CONSIGNAÇÕES DO EXÉRCITO!           No dia  05 de maio de 2020 , o Centro de Pagamento do Exército (CPEx) lançará o EBconsig, o portal de consignações do Exército Brasileiro. O objetivo é proporcionar maior  qualidade, transparência e segurança  aos militares, pensionistas e Entidades Consignatárias na gestão dos descontos em contracheque (mensalidade, empréstimo, seguro, previdência, pecúlio, condomínio, decessos, financiamento, assistência jurídica, medicamento, poupança e uniforme), bem como dar acesso a inúmeros benefícios, com as menores taxas praticadas no mercado.         O sistema substituirá o atual  SISCONSIG  e trará facilidades para os militares, pensionistas, Entidades Consignatárias, Ordenadores de Despesas e síndicos, tudo em um único ambiente, dinâmico e intuitivo. Já foi iniciada a fase de processamentos paralelos com o  SISCONSIG , de modo a equaliza...

LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero

    LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero. Acesse:  https://youtu.be/n91MrkP9uTQ   A Renata Gracin é militar da ativa do Exército Brasileiro e neste vídeo ela relata a sua transição de gênero. Fotos retiradas de uma rede social. Contatos com o Blog do Capitão Fernando (51) 986388430 whatsapp - http://wa.me/+5551986388430 - - -

General Montenegro assume Comando de Operações Terrestres

  General Montenegro assume Comando de Operações Terrestres Brasília (DF) – No dia 30 de abril, uma solenidade realizada no Quartel-General do Exército marcou a assunção do novo comandante do Comando de Operações Terrestres (COTER). Na ocasião, o General de Exército André Luis Novaes Miranda passou a função para o General de Exército Francisco Humberto Montenegro Júnior. O General Montenegro exercia a função de Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa. Em suas palavras de despedida, o General Novaes destacou as diversas funções e missões em seus 48 anos de carreira, agradeceu à família e aos companheiros de farda e ressaltou a satisfação de encerrar seu período no Exército como Comandante de Operações Terrestres. “Para com o Exército, instituição que me recebeu há 48 anos com portas abertas e me deu tantos conhecimentos e oportunidades, assim como missões e desafios de toda ordem, nutro relação de gratidão e admiração...