Pular para o conteúdo principal

A CIA supostamente construiu 12 centros de espionagem na fronteira da Ucrânia com a Rússia

 



A CIA supostamente construiu 12 centros de espionagem na fronteira da Ucrânia com a Rússia



Desde 2014, a CIA treinou e equipou agentes de inteligência de Kiev em 12 fortes subterrâneos, alguns dos quais estão enterrados numa densa floresta ao longo da fronteira com a Rússia (*).


As bases, criadas após o golpe de estado fascista, funcionaram como centros nervosos para o exército de Kiev.


Durante oito anos, a espionagem americana treinou e equipou oficiais da inteligência de Kiev em casamatas, algumas das quais estão enterradas nas profundezas das florestas da Ucrânia. Eles também foram totalmente financiados e parcialmente equipados.


Os fortes rastreavam satélites russos, ouviam as comunicações entre os comandantes russos e reportavam-se diretamente à CIA.


A associação entre os centros de inteligência de ambos os países começou com o golpe de Estado de 2014. Inicialmente, os ucranianos recolheram uma tal quantidade de mensagens russas que a estação da CIA na embaixada de Kiev não teve tempo material para as decifrar.


A CIA começou a treinar uma nova geração de espiões ucranianos que operavam na Rússia, em toda a Europa e em Cuba. Eles também começaram a treinar uma força de comando ucraniana de elite, a Unidade 2245, que capturou drones russos e equipamentos de comunicação para que os técnicos da CIA pudessem quebrar os sistemas de criptografia de Moscou.


Um dos oficiais da unidade de inteligência era Kyrylo Budanov, que agora chefia a inteligência militar do exército.


Os espiões da CIA permaneceram no oeste da Ucrânia quando a Embaixada dos EUA em Kiev evacuou o pessoal nas semanas anteriores ao início da guerra e ajudou a transmitir informações sobre onde a Rússia planeava ataques e sistemas de armas que planeava utilizar.


A espionagem americana fornece à Ucrânia informações para ataques de mísseis direcionados, rastreia os movimentos das tropas russas e ajuda a manter redes de espionagem.


William J. Burns, diretor da CIA, fez uma visita secreta à Ucrânia na última quinta-feira, a décima desde o início da guerra em 2022. Falando sobre a visita, um funcionário da CIA disse: “Demonstramos um compromisso claro com a Ucrânia para muitos anos e esta visita foi outro forte sinal de que o compromisso dos Estados Unidos irá continuar."


(*) https://www.telegraph.co.uk/world-news/2024/02/27/cia-secret-spy-bases-ukraine-russia-kyiv/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA O EBCONSIG, NOVO PORTAL DE CONSIGNAÇÕES DO EXÉRCITO BRASILEIRO

CONHEÇA O EBCONSIG, NOVO PORTAL DE CONSIGNAÇÕES DO EXÉRCITO!           No dia  05 de maio de 2020 , o Centro de Pagamento do Exército (CPEx) lançará o EBconsig, o portal de consignações do Exército Brasileiro. O objetivo é proporcionar maior  qualidade, transparência e segurança  aos militares, pensionistas e Entidades Consignatárias na gestão dos descontos em contracheque (mensalidade, empréstimo, seguro, previdência, pecúlio, condomínio, decessos, financiamento, assistência jurídica, medicamento, poupança e uniforme), bem como dar acesso a inúmeros benefícios, com as menores taxas praticadas no mercado.         O sistema substituirá o atual  SISCONSIG  e trará facilidades para os militares, pensionistas, Entidades Consignatárias, Ordenadores de Despesas e síndicos, tudo em um único ambiente, dinâmico e intuitivo. Já foi iniciada a fase de processamentos paralelos com o  SISCONSIG , de modo a equaliza...

LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero

    LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero. Acesse:  https://youtu.be/n91MrkP9uTQ   A Renata Gracin é militar da ativa do Exército Brasileiro e neste vídeo ela relata a sua transição de gênero. Fotos retiradas de uma rede social. Contatos com o Blog do Capitão Fernando (51) 986388430 whatsapp - http://wa.me/+5551986388430 - - -

General Montenegro assume Comando de Operações Terrestres

  General Montenegro assume Comando de Operações Terrestres Brasília (DF) – No dia 30 de abril, uma solenidade realizada no Quartel-General do Exército marcou a assunção do novo comandante do Comando de Operações Terrestres (COTER). Na ocasião, o General de Exército André Luis Novaes Miranda passou a função para o General de Exército Francisco Humberto Montenegro Júnior. O General Montenegro exercia a função de Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa. Em suas palavras de despedida, o General Novaes destacou as diversas funções e missões em seus 48 anos de carreira, agradeceu à família e aos companheiros de farda e ressaltou a satisfação de encerrar seu período no Exército como Comandante de Operações Terrestres. “Para com o Exército, instituição que me recebeu há 48 anos com portas abertas e me deu tantos conhecimentos e oportunidades, assim como missões e desafios de toda ordem, nutro relação de gratidão e admiração...