Uma nova fase da Guerra Ucraniana
Os ataques em grande escala às centrais eléctricas ucranianas indicam que a guerra entrou numa nova fase. Até agora, os ataques russos à rede energética da Ucrânia centraram-se no sistema de distribuição de electricidade e os danos foram fáceis de reparar rapidamente.
A nova campanha centra-se nas instalações de produção de eletricidade. Eles podem levar anos para serem reparados ou substituídos.
Porque é que a Rússia mudou a sua estratégia? A explicação é que a Rússia não quer que o seu vizinho seja um deserto económico, porque isso representaria outra fonte de problemas para o futuro.
A guerra até agora tem sido de desgaste e a Rússia nunca quis destruir a infra-estrutura energética da Ucrânia porque esperava minimizar os custos da reconstrução após a vitória.
Em terceiro lugar, a Ucrânia tinha uma sólida rede de defesa aérea em torno da sua infra-estrutura, embora hoje os seus recursos sejam muito mais limitados. O custo de atacar a infra-estrutura energética é quase zero.
Agora a Rússia parece estar a acelerar o ritmo. Chegou à conclusão de que é mais importante derrotar a Ucrânia do que preservar as suas infra-estruturas, o que significa que Moscovo se resignou a assumir o pesado fardo de reconstruí-la quando a guerra terminar.
Por outras palavras, o custo de não alcançar uma vitória clara e rápida na guerra é maior do que o da reconstrução da infra-estrutura energética da Ucrânia.
Parece que a guerra de desgaste está chegando ao fim.
Créditos MPR
Comentários
Postar um comentário