Pular para o conteúdo principal

Guerra econômica: China sanciona empresas estaduaisunidenses de armamento - créditos MPR

Guerra econômica: China sanciona empresas estaduaisunidenses de armamento



As sanções econômicas se transformaram em uma herramienta de guerra recorrente, assim como as arancelas e os bloqueios. Cada vez que uma potência sanciona a outra, há que esperar represálias.


É uma espiral que está carregando os mercados internacionais. Os Estados Unidos apontaram empresas chinesas como a Huawei, acusando-as de potencial espionagem e ameaças à segurança nacional. Essas ações resultaram em proibições de exportação e diversas restrições, afetando as operações da Huawei e de outras empresas chinesas nos mercados mundiais.


No final da tarde, no momento em que Lai Ching-te prestou juramento como novo presidente de Taiwan, a China anunciou sanções contra três monopólios estaduaisunidenses da guerra: General Atomics Aeronautical Systems, General Dynamics Land Systems e Boeing Defence, Space & Security. Essas empresas passarão a fazer parte da lista do governo chinês de “entidades pouco confiáveis”, com proibição de importar e exportar para a China e de qualquer nova inversão no país.


A China anunciou o bloqueio em um contexto de aumento de tensão com Taiwan, à semelhança do que os Estados Unidos tratam como se fosse um país independente. O novo presidente de Taiwan, Lai Ching-te, encarna uma continuação da política de Tsai Ing-wen, marcada pelas provocações para a China.


Em abril, os Estados Unidos aprovaram uma importante ajuda militar a Taiwan, incluindo inversões em submarinos. O porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores Chinês, Wang Wenbin, respondeu imediatamente aos Estados Unidos: “dejar de armar em Taiwan” e “não colocar em perigo a paz e a estabilidade” no estreito.


A declaração marca uma continuidade na retórica da China, que vê o apoio militar estadounidense a Taiwan como uma ameaça direta à sua soberania e um obstáculo à reunificação importadora da ilha com o continente.

Créditos MPR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA O EBCONSIG, NOVO PORTAL DE CONSIGNAÇÕES DO EXÉRCITO BRASILEIRO

CONHEÇA O EBCONSIG, NOVO PORTAL DE CONSIGNAÇÕES DO EXÉRCITO!           No dia  05 de maio de 2020 , o Centro de Pagamento do Exército (CPEx) lançará o EBconsig, o portal de consignações do Exército Brasileiro. O objetivo é proporcionar maior  qualidade, transparência e segurança  aos militares, pensionistas e Entidades Consignatárias na gestão dos descontos em contracheque (mensalidade, empréstimo, seguro, previdência, pecúlio, condomínio, decessos, financiamento, assistência jurídica, medicamento, poupança e uniforme), bem como dar acesso a inúmeros benefícios, com as menores taxas praticadas no mercado.         O sistema substituirá o atual  SISCONSIG  e trará facilidades para os militares, pensionistas, Entidades Consignatárias, Ordenadores de Despesas e síndicos, tudo em um único ambiente, dinâmico e intuitivo. Já foi iniciada a fase de processamentos paralelos com o  SISCONSIG , de modo a equaliza...

LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero

    LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero. Acesse:  https://youtu.be/n91MrkP9uTQ   A Renata Gracin é militar da ativa do Exército Brasileiro e neste vídeo ela relata a sua transição de gênero. Fotos retiradas de uma rede social. Contatos com o Blog do Capitão Fernando (51) 986388430 whatsapp - http://wa.me/+5551986388430 - - -

General Montenegro assume Comando de Operações Terrestres

  General Montenegro assume Comando de Operações Terrestres Brasília (DF) – No dia 30 de abril, uma solenidade realizada no Quartel-General do Exército marcou a assunção do novo comandante do Comando de Operações Terrestres (COTER). Na ocasião, o General de Exército André Luis Novaes Miranda passou a função para o General de Exército Francisco Humberto Montenegro Júnior. O General Montenegro exercia a função de Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa. Em suas palavras de despedida, o General Novaes destacou as diversas funções e missões em seus 48 anos de carreira, agradeceu à família e aos companheiros de farda e ressaltou a satisfação de encerrar seu período no Exército como Comandante de Operações Terrestres. “Para com o Exército, instituição que me recebeu há 48 anos com portas abertas e me deu tantos conhecimentos e oportunidades, assim como missões e desafios de toda ordem, nutro relação de gratidão e admiração...