A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), informa que a instabilidade de recepção do sinal de GPS pelas aeronaves que operavam no aeroporto de Guarulhos, nas decolagens da cabeceira 10L, afetou a capacidade dos Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS, do inglês Global Navigation Satellite Systems) destas aeronaves.
As causas do problema estão sendo apuradas pela concessionária que administra o Aeroporto de Guarulhos, com o apoio do DECEA. Uma aeronave do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) foi acionada para realizar a inspeção de radiomonitoragem no entorno do aeródromo, com o intuito de investigar as causas do problema.
O DECEA informa, ainda, que dispõe de procedimentos alternativos ao sistema de navegação, permitindo a continuidade de pousos e decolagens sem interrupções.
Devido ao ocorrido, o fluxo de tráfego aéreo foi monitorado e coordenado pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), Organização subordinada ao DECEA, para diminuir os impactos causados às operações aéreas.
Destaca-se, por fim, que neste momento as operações aéreas na região ocorrem dentro da normalidade.
Créditos FAB
Comentários
Postar um comentário