Pular para o conteúdo principal

Níger fecha última base dos EUA

 




Níger fecha última base dos EUA


Após a saída forçada das tropas francesas em 2023, é a vez dos Estados Unidos fazerem as malas no Níger, marcando o fim de uma era de ocupação militar ocidental.


A retirada dos EUA do Níger faz parte de uma dinâmica mais ampla de retirada da presença militar estrangeira na região. Em 2022, a junta maliana já exigiu a saída das tropas francesas, acusadas de cumplicidade com o terrorismo jihadista.


O Níger, há muito considerado um capanga leal na região, seguiu uma trajetória semelhante após o golpe de julho passado. A nova junta militar, impulsionada pelo crescente sentimento anticolonial, rapidamente expressou o seu desejo de ver a partida dos militares estrangeiros.


O encerramento da Base Aérea 201 de Agadez, anunciado pelo Comando Militar dos EUA em África (Africom), marca o fim de uma presença militar significativa dos EUA no Níger. Esta partida, inicialmente prevista para meados de setembro, foi acelerada.


A base de Agadez, uma verdadeira joia tecnológica no deserto, serviu como porta-aviões americano para o Níger e toda a região do Sahel.


A retirada americana ocorreu em duas etapas. Primeiro, a saída de quase 800 soldados da base de Niamey, em julho, seguida da evacuação dos últimos 200 elementos estacionados em Agadez. Este processo ilustra a complexidade logística da retirada, comparável à chantagem até ao fim.


Será um desafio para o Níger desenvolver uma estratégia de segurança autónoma, mantendo ao mesmo tempo uma cooperação regional eficaz. A junta terá de demonstrar a sua capacidade de garantir a segurança do país sem o apoio logístico e tecnológico ocidental.


A retirada americana do Níger marca assim o fim de um capítulo na história das relações entre o Ocidente e o Sahel. Abre caminho para uma reconfiguração de alianças e estratégias de segurança numa região que raramente encontra novos desafios.


Créditos MPR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA O EBCONSIG, NOVO PORTAL DE CONSIGNAÇÕES DO EXÉRCITO BRASILEIRO

CONHEÇA O EBCONSIG, NOVO PORTAL DE CONSIGNAÇÕES DO EXÉRCITO!           No dia  05 de maio de 2020 , o Centro de Pagamento do Exército (CPEx) lançará o EBconsig, o portal de consignações do Exército Brasileiro. O objetivo é proporcionar maior  qualidade, transparência e segurança  aos militares, pensionistas e Entidades Consignatárias na gestão dos descontos em contracheque (mensalidade, empréstimo, seguro, previdência, pecúlio, condomínio, decessos, financiamento, assistência jurídica, medicamento, poupança e uniforme), bem como dar acesso a inúmeros benefícios, com as menores taxas praticadas no mercado.         O sistema substituirá o atual  SISCONSIG  e trará facilidades para os militares, pensionistas, Entidades Consignatárias, Ordenadores de Despesas e síndicos, tudo em um único ambiente, dinâmico e intuitivo. Já foi iniciada a fase de processamentos paralelos com o  SISCONSIG , de modo a equaliza...

LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero

    LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero. Acesse:  https://youtu.be/n91MrkP9uTQ   A Renata Gracin é militar da ativa do Exército Brasileiro e neste vídeo ela relata a sua transição de gênero. Fotos retiradas de uma rede social. Contatos com o Blog do Capitão Fernando (51) 986388430 whatsapp - http://wa.me/+5551986388430 - - -

General Montenegro assume Comando de Operações Terrestres

  General Montenegro assume Comando de Operações Terrestres Brasília (DF) – No dia 30 de abril, uma solenidade realizada no Quartel-General do Exército marcou a assunção do novo comandante do Comando de Operações Terrestres (COTER). Na ocasião, o General de Exército André Luis Novaes Miranda passou a função para o General de Exército Francisco Humberto Montenegro Júnior. O General Montenegro exercia a função de Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa. Em suas palavras de despedida, o General Novaes destacou as diversas funções e missões em seus 48 anos de carreira, agradeceu à família e aos companheiros de farda e ressaltou a satisfação de encerrar seu período no Exército como Comandante de Operações Terrestres. “Para com o Exército, instituição que me recebeu há 48 anos com portas abertas e me deu tantos conhecimentos e oportunidades, assim como missões e desafios de toda ordem, nutro relação de gratidão e admiração...