Pular para o conteúdo principal

Geopolítica do Comércio - Empresas chinesas usam Marrocos para contornar tarifas da União Europeia - créditos MPR

LFS Defesa - Segurança - Geopolítica -

A Geopolítica do Comércio - 







Empresas chinesas usam Marrocos para contornar tarifas da União Europeia.

Créditos MPR


 ------------------------


Por favor, junte-se à nossa estrutura de divulgação:


*Grupo no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/LNWFvw0mMB1EP77GjmucAF

*Grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/418682042350353/

*Siga o Instagram da Rede LFS de Comunicação - @redelfsdecomunicacao  ---  http://instagram.com/redelfsdecomunicacao 


 ------------------------




Empresas chinesas usam Marrocos para contornar tarifas da União Europeia


Do Editorial em 7 de setembro de 2024


Empresas chinesas como a CNGR e a Gotion anunciaram investimentos colossais, da ordem de vários milhares de milhões de dólares, na produção de baterias eléctricas em Marrocos. O objectivo não é o mercado local, nem África; É o Velho Continente.


À medida que a União Europeia aumenta barreiras tarifárias às importações chinesas, particularmente no sector dos veículos eléctricos e das baterias, Pequim procura activamente alternativas para superar os obstáculos.


Marrocos está a emergir como um parceiro estratégico para a China, que procura novas rotas comerciais para chegar à Europa, evitando barreiras tarifárias. Rabat atrai investimentos maciços, especialmente no sector das novas tecnologias. O país norte-africano não é apenas a porta de entrada para a Europa, mas também para os Estados Unidos.


Confrontada com os crescentes desafios colocados pelas tensões comerciais com o Ocidente, a China está a intensificar os esforços para manter aberto o acesso aos mercados europeus e norte-americanos. A sua estratégia faz parte de uma estratégia mais ampla para redefinir as cadeias de abastecimento internacionais, onde a China procura preservar a sua posição dominante nas indústrias de ponta.


A atractividade de Marrocos para os investidores chineses baseia-se em vários factores-chave. Os seus acordos de comércio livre com a União Europeia e os Estados Unidos proporcionam acesso privilegiado a esses mercados. Além disso, o país possui recursos minerais essenciais para a fabricação de baterias, como cobalto, cobre e fosfato. Esta combinação única posiciona Marrocos como um elo crucial na estratégia da China para contornar o bloqueio comercial ocidental.


A convergência dos interesses chineses e marroquinos não se limita apenas ao aspecto comercial. Marrocos, que em menos de quinze anos se tornou o principal produtor automóvel de África, oferece a sua infra-estrutura logística. O porto de Tânger, localizado a 30 quilómetros da costa espanhola, permite o envio instantâneo de contentores para a Europa e os Estados Unidos.


A compatibilidade entre Marrocos e a China abre caminho para projectos ambiciosos, que poderão transformar o panorama industrial marroquino e fortalecer a sua posição na cadeia de produção internacional de veículos eléctricos. Para Marrocos é uma oportunidade única de se posicionar como um importante centro industrial e tecnológico à escala global.


Créditos MPR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero

    LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero. Acesse:  https://youtu.be/n91MrkP9uTQ   A Renata Gracin é militar da ativa do Exército Brasileiro e neste vídeo ela relata a sua transição de gênero. Fotos retiradas de uma rede social. Contatos com o Blog do Capitão Fernando (51) 986388430 whatsapp - http://wa.me/+5551986388430 - - -

Rússia suspende participação no último tratado nuclear restante com os EUA - créditos CNN

  Rússia suspende participação no último tratado nuclear restante com os EUA O tratado START limita o número de arsenais nucleares que os EUA e a Rússia podem implantar Rússia suspende último acordo nuclear com os EUA | LIVE CNN Da Reuters 21/02/2023 às 09:42 | Atualizado 21/02/2023 às 13:16 Compartilhe: Ouvir notícia O presidente  Vladimir Putin  disse nesta terça-feira (21) que a  Rússia  está suspendendo sua participação no novo tratado START com os  Estados Unidos , que limita os arsenais nucleares estratégicos dos dois lados. “A esse respeito, sou forçado a anunciar hoje que a Rússia está suspendendo sua participação no tratado estratégico de armas ofensivas”, disse Putin a parlamentares no final de um importante discurso no Parlamento, quase um ano após o início da guerra na Ucrânia. Leia Mais Site da TV estatal russa é desativado durante discurso de Putin Putin repete críticas à expansão da Otan e à atuação do Ocidente na guerra Ucrânia está servindo aos interesses de “mestres o

“Evidências sem limites”: um livro de testemunhos de 7 de outubro

Créditos Revista Bras. il  “Evidências sem limites”: um livro de testemunhos de 7 de outubro Um livro chocante lançado na semana passada e traduzido para vários idiomas traz pela primeira vez as duras evidências do massacre na festa Nova e nos kibutzim do entorno de Gaza.  Leia mais