Pular para o conteúdo principal

Futuros pilotos de caça aprendem técnicas de combate

  Cabo Feitosa/ CECOMSAER
Futors pilotos de caça aprendem técnicas de combate. Foto FAB

Os 25 estagiários do Esquadrão Joker (2º/5º GAV) concluem, até o final do mês de novembro, a fase avançada do Curso de Especialização Operacional na Aviação de Caça (CEO-CA). Na atual etapa de formação, os futuros pilotos utilizam a aeronave A-29 Super Tucano como plataforma de emprego armado. A formação é coordenada pela Primeira Força Aérea (I FAE).
Os tenentes recebem instruções de emprego ar-solo, ar-ar, instruções de combate aéreo, escolta e reconhecimento armado, entre outras. A última etapa é o emprego de bomba real.
Além de uma jornada intensa de voos, diariamente acompanhada por instrutores, os estagiários pilotos dividem as atividades com os estudos. O objetivo é formar e entregar alas operacionais da aviação de caça aos três esquadrões do Terceiro Grupo de Aviação da FAB, sediados em Boa Vista (RR), Porto Velho (RO) e Campo Grande (MS).
  Cabo Feitosa/ CECOMSAERNa fase inicial, os futuros caçadores também fizeram instruções de formatura básica, com a participação de duas e quatro aeronaves, missões de voo por instrumento, voo noturno e formatura, totalizando ao final do curso mais de 100 horas de voo.
“Quando a gente chega aqui, o que a gente mais quer é terminar logo essa parte básica para começar a parte avançada, empregar armamento, fazer Navegação a Baixa Altura (NBA). Para isso é necessário muito preparo, técnica e dedicação”, argumenta o Segundo-Tenente Renan William Murta.
De acordo com o Comandante do Esquadrão Joker, Tenente-Coronel Rômulo Coutinho Lucas, os pilotos saem preparados para cumprir a missão da Aviação de Caça da FAB. “Aqui eles têm contato com todas as missões que vão desempenhar nos esquadrões operacionais. E, também, desenvolvem diversas habilidades, entre elas, o autocontrole e o autoconhecimento. Isso eles vão aplicar durante toda sua vida operacional”, acrescenta.
Acompanhe a rotina do Esquadrão:
Agência FAB / Blog do Capitão Fernando

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA O EBCONSIG, NOVO PORTAL DE CONSIGNAÇÕES DO EXÉRCITO BRASILEIRO

CONHEÇA O EBCONSIG, NOVO PORTAL DE CONSIGNAÇÕES DO EXÉRCITO!           No dia  05 de maio de 2020 , o Centro de Pagamento do Exército (CPEx) lançará o EBconsig, o portal de consignações do Exército Brasileiro. O objetivo é proporcionar maior  qualidade, transparência e segurança  aos militares, pensionistas e Entidades Consignatárias na gestão dos descontos em contracheque (mensalidade, empréstimo, seguro, previdência, pecúlio, condomínio, decessos, financiamento, assistência jurídica, medicamento, poupança e uniforme), bem como dar acesso a inúmeros benefícios, com as menores taxas praticadas no mercado.         O sistema substituirá o atual  SISCONSIG  e trará facilidades para os militares, pensionistas, Entidades Consignatárias, Ordenadores de Despesas e síndicos, tudo em um único ambiente, dinâmico e intuitivo. Já foi iniciada a fase de processamentos paralelos com o  SISCONSIG , de modo a equaliza...

LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero

    LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero. Acesse:  https://youtu.be/n91MrkP9uTQ   A Renata Gracin é militar da ativa do Exército Brasileiro e neste vídeo ela relata a sua transição de gênero. Fotos retiradas de uma rede social. Contatos com o Blog do Capitão Fernando (51) 986388430 whatsapp - http://wa.me/+5551986388430 - - -

General Montenegro assume Comando de Operações Terrestres

  General Montenegro assume Comando de Operações Terrestres Brasília (DF) – No dia 30 de abril, uma solenidade realizada no Quartel-General do Exército marcou a assunção do novo comandante do Comando de Operações Terrestres (COTER). Na ocasião, o General de Exército André Luis Novaes Miranda passou a função para o General de Exército Francisco Humberto Montenegro Júnior. O General Montenegro exercia a função de Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa. Em suas palavras de despedida, o General Novaes destacou as diversas funções e missões em seus 48 anos de carreira, agradeceu à família e aos companheiros de farda e ressaltou a satisfação de encerrar seu período no Exército como Comandante de Operações Terrestres. “Para com o Exército, instituição que me recebeu há 48 anos com portas abertas e me deu tantos conhecimentos e oportunidades, assim como missões e desafios de toda ordem, nutro relação de gratidão e admiração...