Pular para o conteúdo principal

Militares do Brasil e EUA realizarão adestramento conjunto em território brasileiro - Xinhua

 

Militares do Brasil e EUA realizarão adestramento conjunto em território brasileiro

2021-10-16 01:10:20丨portuguese.xinhuanet.com

Brasília, 15 out (Xinhua) -- O governo do Brasil confirmou nesta quinta-feira a realização de um treinamento conjunto entre militares nacionais e dos Estados Unidos em território brasileiro de 28 de novembro a 18 de dezembro,

De acordo com o exército brasileiro, "o exercício de adestramento" tem como objetivo capacitar as tropas da 12ª Brigada de Infantaria Leve (aeromóvel), com sede em Caçapava, no interior de São Paulo.

Será a segunda experiência realizada através do chamado CORE (Combined Operations and Rotation Exercises em inglês, ou Exercícios Combinados de Operações e Rotação), iniciativa firmada em outubro de 2010 no âmbito da 35ª Conferência Bilateral de Estado Maior Brasil-EUA, para "aumentar a interoperabilidade entre os dois exércitos".

Em nota divulgada nesta quinta-feira a Secretaria-Geral da Presidência da República informou que a organização e execução do exercício de adestramento das tropas são de inteira responsabilidade do Comando do Exército. E que o CORE se insere no contexto do acordo de cooperação bilateral em matéria de defesa que o Brasil e os Estados Unidos firmaram em abril de 2010 tendo sido promulgado em dezembro de 2015.

Previsto para se realizar anualmente até, pelo menos 2028, o treinamento conjunto aconteceu pela primeira vez entre janeiro e março deste ano em Fort Polk, no estado de Louisana. Já a segunda edição ocorrerá em um ponto entre as cidades de Resende (Rio de Janeiro) e Lorena (São Paulo), no Vale do Paraíba, conforme decreto presidencial publicado no Diário Oficial da União.

Assinado pelo presidente da República Jair Bolsonaro, o decreto autoriza o ingresso e a permanência temporária em território brasileiro de 240 militares norte-americanos que participarão do exercício.

Ainda segundo decreto, o contingente norte-americano poderá entrar no Brasil com armamentos, munições, acessórios, dispositivos óticos, sensores e equipamentos de comunicação que serão utilizados nas atividades conjuntas.

Os soldados norte-americanos que participarão da atividade integram uma subunidade da 101ª Divisão Aerotransportada, unidade especializada em participar de operações envolvendo a infiltração de paraquedistas em zonas críticas.

Créditos Xinhua

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA O EBCONSIG, NOVO PORTAL DE CONSIGNAÇÕES DO EXÉRCITO BRASILEIRO

CONHEÇA O EBCONSIG, NOVO PORTAL DE CONSIGNAÇÕES DO EXÉRCITO!           No dia  05 de maio de 2020 , o Centro de Pagamento do Exército (CPEx) lançará o EBconsig, o portal de consignações do Exército Brasileiro. O objetivo é proporcionar maior  qualidade, transparência e segurança  aos militares, pensionistas e Entidades Consignatárias na gestão dos descontos em contracheque (mensalidade, empréstimo, seguro, previdência, pecúlio, condomínio, decessos, financiamento, assistência jurídica, medicamento, poupança e uniforme), bem como dar acesso a inúmeros benefícios, com as menores taxas praticadas no mercado.         O sistema substituirá o atual  SISCONSIG  e trará facilidades para os militares, pensionistas, Entidades Consignatárias, Ordenadores de Despesas e síndicos, tudo em um único ambiente, dinâmico e intuitivo. Já foi iniciada a fase de processamentos paralelos com o  SISCONSIG , de modo a equaliza...

LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero

    LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero. Acesse:  https://youtu.be/n91MrkP9uTQ   A Renata Gracin é militar da ativa do Exército Brasileiro e neste vídeo ela relata a sua transição de gênero. Fotos retiradas de uma rede social. Contatos com o Blog do Capitão Fernando (51) 986388430 whatsapp - http://wa.me/+5551986388430 - - -

General Montenegro assume Comando de Operações Terrestres

  General Montenegro assume Comando de Operações Terrestres Brasília (DF) – No dia 30 de abril, uma solenidade realizada no Quartel-General do Exército marcou a assunção do novo comandante do Comando de Operações Terrestres (COTER). Na ocasião, o General de Exército André Luis Novaes Miranda passou a função para o General de Exército Francisco Humberto Montenegro Júnior. O General Montenegro exercia a função de Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa. Em suas palavras de despedida, o General Novaes destacou as diversas funções e missões em seus 48 anos de carreira, agradeceu à família e aos companheiros de farda e ressaltou a satisfação de encerrar seu período no Exército como Comandante de Operações Terrestres. “Para com o Exército, instituição que me recebeu há 48 anos com portas abertas e me deu tantos conhecimentos e oportunidades, assim como missões e desafios de toda ordem, nutro relação de gratidão e admiração...