Governo ucraniano diz que "escândalo" de Setúbal é "uma tática russa"
O vice-chefe do gabinete do presidente ucraniano diz que o caso de acolhimento de refugiados por um casal pró-Kremlin em Setúbal é “um passo na direção da guerra híbrida” e suscita “preocupação”.

© Global Imagens

PAÍS GUERRA NA UCRÂNIA
Ihor Zhovkva, vice-chefe do gabinete do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, destacou esta sexta-feira, em entrevista à SIC, a visita do primeiro-ministro, António Costa, à Ucrânia - a primeira desde a independência do país - e abordou o “grande escândalo” de “espionagem” russa em Setúbal, em que mais de uma centena de refugiados ucranianos foram recebidos por um casal pró-Kremlin.
Segundo foi revelado no final do mês passado, Igor Khashin e a mulher receberam 160 refugiados no âmbito da Linha de Apoio aos Refugiados da Câmara Municipal de Setúbal, fotocopiaram os seus documentos de identificação e questionaram-nos sobre os familiares que ficaram na Ucrânia.
“Não lhe podemos chamar outra coisa que não seja espionagem. Não se pode recolher dados pessoais de refugiados ucranianos com o pretexto de que estão a ajudá-los a terem melhores condições em Portugal”, disse Zhovkva, em Kyiv.
O responsável assegurou ainda que esta é “uma tática russa” e “um passo na direção da guerra híbrida”, algo que suscita “preocupação porque quaisquer informações pessoais que possam ser usadas, sobretudo contra soldados ucranianos, são informações delicadas”.
Na entrevista, Zhovkva destacou que a visita de António Costa à Ucrânia, que deverá acontecer entre hoje e amanhã, é um “facto muito importante e muito simbólico”, mas também “um grande desafio” por ser a primeira visita de um primeiro-ministro português à Ucrânia desde a independência do país, em 1991.
Na visita, o responsável revela que Zelensky irá agradecer “todo o apoio que Portugal já deu à Ucrânia”, seja em termos de armamento, sanções ou no acolhimento de ucranianos. O presidente ucraniano deverá ainda falar da “possibilidade de apoio adicional de Portugal, em termos de recuperação económica da Ucrânia” e da “integração europeia da Ucrânia”.
Créditos Notícias ao Minuto
Ucrânia acusa Rússia de Guerra Híbrida, ao comentar suposta espionagem de refugiados em Portugal
- - - - - - - - - - -
LFS DEFESA - SEGURANÇA - GEOPOLÍTICA
É a estrutura própria da Rede LFS de Comunicação – 4,5 milhões de acessos – que trata dos assuntos relacionados à Defesa & Segurança – Pública e Privada, repercutindo matérias e artigos diversos, advindos das mais diversas fontes, especialmente da imprensa especializada.
Nossa estrutura compõe-se de:
01 Blog: https://capitaofernandodefesaeseguranca.blogspot.com/
01 Página no Facebook - Defesa & Segurança: https://www.facebook.com/lfsdefesaseguranca
01 Grupo no Whatsapp - Defesa & Segurança: https://chat.whatsapp.com/LUO3mQgkRphJB38eYDgHRL
01 Grupo no Facebook - Defesa & Segurança – Grupo do Blog do Capitão Fernando: https://www.facebook.com/groups/418682042350353/
01 Páginas de notícias sobre militares envolvidos em crimes, acidentes, etc: https://capitaofernandoacidentescrimes.blogspot.com/
-----------
*Repercutimos o Informativo O Veterano - créditos Exército Brasileiro:
*Repercutimos a Edição Semanal da Diálogo – Revista Militar Digital, créditos SouthCom. Acesse: https://capitaofernando.blogspot.com/search/label/Diálogo
*Destacamos:
Artigo de opinião de autoria do Gen Ex R/1 Pinto Silva
EXÉRCITO BRASILEIRO – Trincheira em defesa da sociedade. --- Nosso maior ativo, é a nossa marca: “Exército Brasileiro”.
Nós somos o “EB” – Essa é nossa marca, nossa imagem. Todos nós soldados somos responsáveis por fazer o EB reverberar. Quem fala com a sociedade e com o Exército é a “Nossa Imagem”.
Leia artigo completo: https://capitaofernandodefesaeseguranca.blogspot.com/2022/05/exercito-brasileiro-trincheira-em.html
Comentários
Postar um comentário