Ministro da Defesa do Brasil reafirma respeito a valores democráticos
Brasília, 26 jul (Xinhua) -- O ministro da Defesa do Brasil, Paulo Sérgio Nogueira, afirmou nesta terça-feira, ao abrir a 15ª Conferência de Ministros da Defesa das Américas, que se realiza em Brasília, que seu país tem um "compromisso" com a Carta Democrática Interamericana e os valores democráticos.
Durante seu discurso, Nogueira pediu a seus colegas que cumpram os princípios acordados na 1ª Conferência, celebrada em 1995 nos Estados Unidos.
"Por parte do Brasil, manifesto o respeito à carta de Estados da OEA (Organização dos Estados Americanos) e à Carta Democrática Americana e a seus valores, princípios e mecanismo", declarou.
A expectativa do encontro é que os ministros assinem no dia 28 de julho, na capital brasileira, um documento que reafirme seu compromisso com a Carta da OEA.
Entre os pontos acordados, está o compromisso com a promoção da paz, a preocupação com os fluxos migratórios, a preservação do meio ambiente, o debate sobre ciberdefesa e o ciberespaço, a contenção das pandemias e o reconhecimento do papel da mulher na defesa e na segurança.
A Conferência de Ministros de Estado das Américas é a maior reunião do hemisfério ocidental relacionada com o tema da defesa e segurança.
A cada dois anos, se alterna o país anfitrião entre as 34 nações que compõem o fórum e o Brasil ocupa essa posição no biênio 2021 e 2022.
Créditos Xinhua
Comentários
Postar um comentário