Pular para o conteúdo principal

Qual será o papel dos EUA no mundo multipolar? - créditos MSIA

 

Qual será o papel dos EUA no mundo multipolar?

Em uma entrevista à rede Fox News, o ex-presidente estadunidense Donald Trump afirmou que uma derrota dos EUA no que chamou uma guerra de moedas contra a China seria equivalente a perder uma guerra mundial. Em apoio à sua tese, ele citou a aproximação de várias nações com a China, citando nominalmente a Rússia, Arábia Saudita, Irã, vizinhos hemisféricos como o Brasil e a Colômbia e até mesmo a recente visita do presidente francês Emmanuel Macron a Pequim, de onde voltou fazendo críticas à hegemonia dos EUA sobre a Europa.

“O que está acontecendo? Nós estamos perdendo. Se nós perdermos a nossa moeda – isto é o equivalente a perder uma guerra mundial. Nossa moeda é que nos torna poderosos e fortes”, disse ele.

Em sua linguagem direta, Trump não só explicita o pilar central do poderio global exercido pelos EUA desde o final da II Guerra Mundial, mas sintetiza o grande dilema existencial das elites dirigentes do país (que passou a integrar apenas ao chegar à Presidência, em 2016), especificamente, como encarar o fato de os EUA não serem mais a superpotência hegemônica e terem que compartilhar um mundo multipolar com outras potências emergentes.

Efetivamente, não se trata nem de uma nova versão da Guerra Fria, desta vez entre os EUA e a China, como sugerem observadores mais apressados. Em vez dela, apresenta-se um cenário global com vários polos de poder e influência – os próprios EUA, China e Rússia (às vezes, funcionando como um dipolo) e potências regionais como a Índia e, em plano inferior, Irã, Brasil e outras, que poderão ganhar o espaço de manobra para catalisar processos de desenvolvimento em suas áreas geográficas e não necessariamente subordinados às potências mais fortes.

Nesse cenário, há duas grandes incógnitas.

Uma, evidenciada na advertência de Trump, é a atitude das elites estadunidenses. Em especial, é preocupante o inconformismo dos setores mais belicistas e impregnados da visão “excepcionalista” que tem levado o país de uma guerra à outra desde 1950, escudado no que já foi a maior estrutura produtiva do mundo e no poderio ainda inigualável do dólar como moeda de referência. Em defesa da sua utopia hegemônica, esses grupos parecem não hesitar em levar ao paroxismo a tentativa de intimidar militarmente a Rússia e a China, instrumentalizando o conflito na Ucrânia e as provocações em torno de Taiwan, mesmo à custa do risco cada vez mais presente de um confronto de imprevisíveis e gravíssimas proporções com as duas superpotências ostensivamente aliadas. A esperança de evitar tal desfecho, talvez, resida na ainda tíbia oposição interna àqueles piromaníacos por parte de segmentos mais lúcidos da estrutura de inteligência e militar, cientes dos riscos de uma escalada bélica como a praticada pela Casa Branca de Joe Biden. Os recentes vazamentos de informações sobre a sabotagem do gasoduto Nord Stream por forças militares estadunidenses e norueguesas são evidências dessa guerrilha interna.

De forma ainda incipiente, ganha força nos EUA uma corrente que defende a acomodação dos EUA à condição de uma nação “normal”, capaz de atuar em um cenário mundial mais cooperativo e menos belicoso sem o recurso permanente às suas poderosas Forças Armadas, no qual a reconstrução da sua base industrial desgastada pela “globalização” hiperfinanceira e, evidentemente, a sua moeda, embora em posição mais compartilhada com outras, possam exercer um papel de destaque, mas não hegemônico. Posição que, certamente, seria recebida com aplausos – e alívio – por todo o mundo.

Em certa medida, e apesar de seus arroubos, na esfera política, Trump está mais próximo dessa posição do que dos incendiários.

A segunda incógnita é a posição da União Europeia, cujas elites dirigentes, com raras exceções, parecem ter abandonado qualquer perspectiva de futuro diferente de um alinhamento incondicional com os EUA, inclusive, em suas intervenções na Ucrânia e em Taiwan. Nesse afã, as elites europeias não têm se melindrado em colocar em plano bastante inferior os interesses maiores das suas sociedades, sobre as quais têm recaído os custos da subordinação às aventuras de Washington, principalmente, a alta do custo de vida ocasionada pela guerra na Ucrânia e as sanções contra a Rússia.

De qualquer maneira, em última análise, o mundo multipolar é uma realidade irreversível – exceto se os piromaníacos de Washington optarem pela III Guerra Mundial.25


Créditos MSIA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O significado da reedição da tese "Tigre de Papel" de Mao - Fonte:党史博采(Extensive Collection of the Party History)

O significado da reedição da tese "Tigre de Papel" de Mao Por Coleção ampla da história do Partido (党史博采) Fonte: 党史博采(Extensive Collection of the Party History)   O significado por detrás da reiteração de Mao Tse Tung da afirmação do "tigre de papel" após o bombardeamento de Kinmen A 6 de Agosto de 1946, Mao Tse Tung, numa conversa com o jornalista americano Strang in Yan'an, apresentou primeiro a famosa opinião de que "todos os reaccionários são tigres de papel" e que "a bomba atómica é um tigre de papel utilizado pela oposição americana para assustar as pessoas". Uma década mais tarde, a 31 de Outubro de 1958, o Diário do Povo, órgão do Comité Central do Partido Comunista da China, publicou um artigo de Mao Tse Tung sobre "O imperialismo e todos os reaccionários são tigres de papel", reiterando a afirmação de que "o imperialismo e todos os reaccionários são tigres de papel". "A publicação do artigo desencadeou rapid...

CONHEÇA O EBCONSIG, NOVO PORTAL DE CONSIGNAÇÕES DO EXÉRCITO BRASILEIRO

CONHEÇA O EBCONSIG, NOVO PORTAL DE CONSIGNAÇÕES DO EXÉRCITO!           No dia  05 de maio de 2020 , o Centro de Pagamento do Exército (CPEx) lançará o EBconsig, o portal de consignações do Exército Brasileiro. O objetivo é proporcionar maior  qualidade, transparência e segurança  aos militares, pensionistas e Entidades Consignatárias na gestão dos descontos em contracheque (mensalidade, empréstimo, seguro, previdência, pecúlio, condomínio, decessos, financiamento, assistência jurídica, medicamento, poupança e uniforme), bem como dar acesso a inúmeros benefícios, com as menores taxas praticadas no mercado.         O sistema substituirá o atual  SISCONSIG  e trará facilidades para os militares, pensionistas, Entidades Consignatárias, Ordenadores de Despesas e síndicos, tudo em um único ambiente, dinâmico e intuitivo. Já foi iniciada a fase de processamentos paralelos com o  SISCONSIG , de modo a equaliza...

DEFESA & SEGURANÇA - Brasil tem 100 generais nomeados marechais; Augusto Heleno e Villas Bôas estão entre eles

Brasil tem 100 generais nomeados marechais; Augusto Heleno e Villas Bôas estão entre eles O Ministério da Defesa não se manifestou, mas tudo indica que a manobra para tal farra da promoção hierárquica foi possível pela promulgação da lei 13.594 de 2019, já no governo Bolsonaro 4 de agosto de 2021, 20:48 h   Atualizado em  4 de agosto de 2021, 21:16       39 O general da reserva Augusto Heleno, futuro ministro da Defesa no governo de Jair Bolsonaro, chega para reunião com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, no Palácio do Planalto. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)   Revista Fórum -  Dados públicos disponibilizados no Portal da Transparência informam que 100 generais de exército (último posto da escala hierárquica do Exército Brasileiro) receberam a patente de marechal, extinta desde 1967 após uma reforma no regramento da força terrestre que pôs fim ao título, normalmente atribuído a oficiais de alto escalão considerados heróis nacionais por ...