Pular para o conteúdo principal

COMANDO CONJUNTO INICIA AÇÃO DE COMBATE A CRIMES NA FRONTEIRA OESTE

Créditos EB


COMANDO CONJUNTO INICIA AÇÃO DE COMBATE A CRIMES NA FRONTEIRA OESTE

Publicado em:25 SET 2023
Crédito: CMO

Campo Grande (MS) – O Comando Conjunto Oeste iniciou neste dia 20 de setembro a Operação Ágata Oeste 2023, nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A Operação, coordenada pelo Ministério da Defesa, acontece em um ambiente conjunto e interagências, com o emprego da Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira em apoio aos órgãos de segurança pública e fiscalização. A Operação tem o objetivo de fortalecer a presença do Estado na região da fronteira oeste e promover ações de apoio à população local.

Em toda a região, são executadas operações preventivas e repressivas, tais como patrulhamentos fluviais e terrestres, estabelecimento de postos de bloqueio e controle de estradas e de vias fluviais, revistas em embarcações e veículos e cumprimentos de mandado de busca e apreensão. 

O Comando Conjunto Ágata Oeste reportou a apreensão de 40 kg de drogas ilícitas, além de um caminhão e uma embarcação que seriam empregados no transporte de 500 caixas de cigarro. As apreensões foram realizadas nas regiões de Corumbá, fronteira com a Bolívia, e de Arroio Iguaçu, fronteira com o Paraguai. 

Participam da Operação Ágata Oeste a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Militar Ambiental e Grupo Especial de Fronteira.

Ação cívico-social

Simultaneamente, ações cívico-sociais são realizadas em benefício da população, com doação de roupas, palestras socioeducativas, atendimentos médico e odontológico, corte de cabelo e ação de pintura e reforma de instituições de ensino público local. As ações beneficentes fazem parte de uma tradição do Exército, de combinar operações militares e apoio à população local. 

Operação Ágata

A Operação Ágata tem o objetivo de combater crimes transfronteiriços e ambientais, além de intensificar a presença do Estado Brasileiro na faixa de fronteira. É coordenada pelo Ministério da Defesa e executada pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira em cooperação com órgãos federais, estaduais e municipais e agências governamentais.

Veja algumas das ações da Operação em 2023

Ágata Sul

Ágata Norte

Fonte: Comando Militar do Oeste



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero

    LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero. Acesse:  https://youtu.be/n91MrkP9uTQ   A Renata Gracin é militar da ativa do Exército Brasileiro e neste vídeo ela relata a sua transição de gênero. Fotos retiradas de uma rede social. Contatos com o Blog do Capitão Fernando (51) 986388430 whatsapp - http://wa.me/+5551986388430 - - -

CONHEÇA O EBCONSIG, NOVO PORTAL DE CONSIGNAÇÕES DO EXÉRCITO BRASILEIRO

CONHEÇA O EBCONSIG, NOVO PORTAL DE CONSIGNAÇÕES DO EXÉRCITO!           No dia  05 de maio de 2020 , o Centro de Pagamento do Exército (CPEx) lançará o EBconsig, o portal de consignações do Exército Brasileiro. O objetivo é proporcionar maior  qualidade, transparência e segurança  aos militares, pensionistas e Entidades Consignatárias na gestão dos descontos em contracheque (mensalidade, empréstimo, seguro, previdência, pecúlio, condomínio, decessos, financiamento, assistência jurídica, medicamento, poupança e uniforme), bem como dar acesso a inúmeros benefícios, com as menores taxas praticadas no mercado.         O sistema substituirá o atual  SISCONSIG  e trará facilidades para os militares, pensionistas, Entidades Consignatárias, Ordenadores de Despesas e síndicos, tudo em um único ambiente, dinâmico e intuitivo. Já foi iniciada a fase de processamentos paralelos com o  SISCONSIG , de modo a equaliza...

Rússia suspende participação no último tratado nuclear restante com os EUA - créditos CNN

  Rússia suspende participação no último tratado nuclear restante com os EUA O tratado START limita o número de arsenais nucleares que os EUA e a Rússia podem implantar Rússia suspende último acordo nuclear com os EUA | LIVE CNN Da Reuters 21/02/2023 às 09:42 | Atualizado 21/02/2023 às 13:16 Compartilhe: Ouvir notícia O presidente  Vladimir Putin  disse nesta terça-feira (21) que a  Rússia  está suspendendo sua participação no novo tratado START com os  Estados Unidos , que limita os arsenais nucleares estratégicos dos dois lados. “A esse respeito, sou forçado a anunciar hoje que a Rússia está suspendendo sua participação no tratado estratégico de armas ofensivas”, disse Putin a parlamentares no final de um importante discurso no Parlamento, quase um ano após o início da guerra na Ucrânia. Leia Mais Site da TV estatal russa é desativado durante discurso de Putin Putin repete críticas à expansão da Otan e à atuação do Ocidente na guerra Ucrânia está servindo...