Esta premiada obra de James L. Gelvin narra o intenso conflito gerado pela disputa histórico-religiosa pelo território da chamada “Terra Santa”, que perdura há mais de um século, produzindo uma tensão constante entre israelenses e palestinos.
Descreve os esforços e as lutas de nacionalismo vivenciadas pelos judeus na Europa e pelos habitantes árabes da Palestina Otomana, e aborda as pressões externas e as lógicas internas propulsoras do conflito.
James L. Gelvin entrelaça de maneira habilidosa rascunhos biográficos, relatos de testemunhos, poesia, ficção e documentos oficiais para posicionar os eventos da Palestina dentro do contexto da história global.
Já em sua 3ª edição pela Cambridge, foi revisada com o objetivo de incluir os efeitos da Primavera Árabe (2010-2011) sobre o conflito e o reconhecimento da Palestina como um “estado observador não membro” pelas Nações Unidas.
Uma abordagem atual sobre o complexo tema permanentemente em discussão por lideranças e organizações mundiais, políticas e religiosas, estudiosos e todos aqueles interessados nos rumos da sociedade mundial.
Comentários
Postar um comentário