Pular para o conteúdo principal

Escola Preparatória de Cadetes do Exército recebe 440 novos alunos


 



Escola Preparatória de Cadetes do Exército recebe 440 novos alunos


A Escola Preparatória de Cadetes do #Exército (EsPCEx) deu as boas-vindas a mais uma turma de alunos. A entrada da turma 2024 pelos portões da Escola, no sábado, 24, marca o início de mais um ciclo de formação de oficiais combatentes do Exército Brasileiro.


Os alunos da EsPCEx são selecionados anualmente em concurso público para ingresso na carreira de oficial combatente do Exército. A Escola conduz o primeiro de cinco anos da formação do oficial, preparando jovens entre 17 a 22 anos, de ambos os sexos, para ingressarem como cadetes na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), onde cursam os outros quatro anos. Ao fim dos estudos, os aprovados são declarados aspirantes-a-oficial e recebem o diploma de ensino superior militar.



Neste ano, 440 alunos ingressaram na Escola, onde estudarão em regime de internato, combinando instruções militares e acadêmicas. O currículo é composto pelas disciplinas de História, Física, Química, Cálculo, Computação, Português e Inglês. Bem como Técnicas Militares e o Treinamento Físico Militar, realizado diariamente. Os alunos executam, ainda, uma série de exercícios operacionais no terreno e são avaliados quanto à disciplina e outros atributos da área afetiva. 


A cerimônia de entrada pelo Portão das Armas simboliza o início da experiência militar na vida dos futuros oficiais. Como tradição, o portão foi aberto pelo Comandante da Escola e pelo aluno mais jovem, Felipe Frizzera de Moraes, egresso do Colégio Militar de Brasília. Em seguida, todos os alunos aprovados no concurso, vindos de todas as regiões do Brasil, atravessaram o Portão das Armas, ainda em trajes civis ou vestindo o uniforme de seu Colégio Militar.


Em seguida, já fardados, os jovens receberam de seus parentes e amigos a boina azul-ferrete, símbolo dos alunos e cadetes do Exército. A cerimônia de entrega da boina marca que os novos alunos foram oficialmente introduzidos aos valores e tradições que caracterizam a Escola Preparatória de Cadetes. 


Ao longo da formação, esses alunos desenvolverão suas capacidades como líderes militares. Com o apoio de uma equipe de professores e instrutores de alto nível, eles desenvolverão as habilidades cognitivas, físicas e morais necessárias ao oficial do Exército Brasileiro. Ao final do ano, eles estarão aptos para ingressar na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ), onde completarão a formação militar como cadetes.

 



Créditos: Escola Preparatória de Cadetes do Exército.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero

    LGBT - Major Renata Gracin, da ativa no Exército Brasileiro, relata como foi a sua transição de gênero. Acesse:  https://youtu.be/n91MrkP9uTQ   A Renata Gracin é militar da ativa do Exército Brasileiro e neste vídeo ela relata a sua transição de gênero. Fotos retiradas de uma rede social. Contatos com o Blog do Capitão Fernando (51) 986388430 whatsapp - http://wa.me/+5551986388430 - - -

LFS DEFESA - SEGURANÇA - GEOPOLÍTICA: Saiba o que é o Super Tucano A-29N, avião militar brasileiro que será produzido em Portugal - créditos CNN

LFS DEFESA - SEGURANÇA - GEOPOLÍTICA:  Saiba o que é o Super Tucano A-29N, avião militar brasileiro que será produzido em Portugal. Créditos CNN Acúmulo de postagens - LFS DEFESA - SEGURANÇA - GEOPOLÍTICA: https://docs.google.com/document/d/1fuzS3CMaPwchd67A18CQ6BhJYRa_CPH6KzhZ7011Y0w   - - - - Siga nosso Instagram @redelfsdecomunicacao --- http://www.instagram.com/redelfsdecomunicacao Saiba o que é o Super Tucano A-29N, avião militar brasileiro que será produzido em Portugal Nova versão da aeronave seguirá as exigências das Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) Avião Super Tucano da Embraer Divulgação/Embraer Tiago Tortella da CNN em São Paulo 25/04/2023 às 04:00 Compartilhe: Ouvir notícia A ida do presidente do Brasil,  Luiz Inácio Lula da Silva  (PT), a Portugal selou uma série de acordos entre os dois países. Entre eles,  foi feito um memorando para a produção do Super Tucano , um avião de combate da brasileira  Embraer , no país europeu. Conforme explica o comunic

GEOPOLÍTICA - Em movimento histórico, Brics se expande e soma seis países do Oriente Médio, África e América Latina

GEOPOLÍTICA Em movimento histórico, Brics se expande e soma seis países do Oriente Médio, África e América Latina Argentina, Irã, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos e Etiópia são os novos membros do Brics Mauro Ramos Brasil de Fato | Joanesburgo (África do Sul) |   24 de Agosto de 2023 às 08:58 Líderes do Brics fazem declaração conjunta na manhã desta quinta-feira (24), no último dia da 15ª cúpula do grupo - Presidência da República Pela primeira vez desde a entrada da África do Sul em 2011, o  Brics  admite novos membros, em uma decisão que somará várias das maiores economias do Sul Global ao grupo. O anfitrião da 15ª Cúpula do Brics, o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa anunciou na manhã desta quinta-feira (24), a admissão, pela primeira vez desde que seu país entrou ao grupo, de seis novos membros: Argentina, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã. Estes países passarão a formar parte formalmente do Brics a partir do dia 1° de janeiro de 2024.